Língua dos Sinais leva inclusão à Festa da Uva
A Festa da Uva se mostra um espaço democrático, recebendo visitantes de todas as idades. Também cadeirantes e cegos frequentam o Parque Comendador Antonio Carbonati, como o JundiAqui registrou nos últimos dias. Já para os deficientes auditivos, o que existe é a presença de intérpretes da Língua Brasileira de Sinais, Libras.
Ideia que surgiu em 2023, os intérpretes acompanham as rodadas de Pisa da Uva, em que o maestro Jederson vai explicando a origem da Uva Niágara Rosada e contando histórias sobre a fruta, o vinho e também sobre Jundiaí. E também ajudam na divulgação das atrações, acompanhando pessoas ou grupos que solicitam que ajudem a promover a comunicação com expositores, por exemplo.
A presença desse pessoal fez crescer o número de visitantes ao promover maior integração entre todos que circulam pela festa, reforçando a imagem e o caráter acolhedor do povo com os turistas que buscam Jundiaí.
A festa segue até dia 16 de fevereiro, nas noites de sexta e aos sábados e domingos o dia todo. E conta, inclusive, com uma barraca de petiscos do Clube dos Surdos de Jundiaí, junto ao Palco do Samba.


Fotos: Edu Cerioni e Divulgação/PMJ
