LOADING...

Jundiaqui

 Saúde avança com parcerias
11 de novembro de 2025

Saúde avança com parcerias

Jundiaí firmou convênio com o Cismetro, resultado de Projeto de Lei do prefeito Gustavo Martinelli, o que vai permitir a ampliação em cerca de mil atendimentos na capacidade da rede municipal só agora em novembro. Vai abranger áreas como angiologia, neuropediatria, gastroenterologia, ortopedia, proctologia, urologia, neurologia e cardiologia. A meta é fazer com que a haja redução mínima nas filas de 20% a cada trimestre.

O Cismetro – Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Metropolitana de Campinas é uma forma de cooperação entre municípios que buscam otimizar recursos e ampliar o acesso da população a serviços de saúde especializados, por meio da contratação de consultas médicas, exames diagnósticos e procedimentos cirúrgicos em prestadores credenciados – clínicas, laboratórios e profissionais de saúde.

Quem tem necessidade de um atendimento especializado que o município não oferece diretamente é encaminhado ao serviço contratado pelo consórcio. “Essa prática permite mais agilidade, qualidade da assistência, aperfeiçoamento da gestão e acolhimento aos munícipes que precisam do SUS, fortalecendo a capacidade de resposta do município diante de demandas reprimidas ou emergenciais”, assegura a secretária de Saúde de Jundiaí, dra. Marcia Fácci.

Jundiaí também fortalece sua rede de atendimento oncológico por meio de uma parceria – o segundo município do Brasil – com o Hospital A.C. Camargo Câncer Center, uma das maiores referências em tratamento do câncer da América Latina. A iniciativa leva a expertise da instituição a municípios brasileiros com o objetivo de aprimorar fluxos, protocolos e a experiência do paciente durante todo o processo de cuidado.

Neste dia 13 de novembro, acontece um workshop sobre a parceria e devem ser formuladas propostas, recomendações e definidas as ações futuras.

Nesta mesma linha, vale lembrar que foi realizado no Ambulatório de Saúde da Mulher de Jundiaí, no Hospital Universitário, o primeiro procedimento de congelamento do câncer de mama do município, marcando o início de um estudo clínico pioneiro conduzido em parceria entre a FMJ, o hCOR e a Unifesp.

Viabilizado por meio de inscrição da Prefeitura no Novo PAC, programa do Governo Federal, vão ser instalados dez kits de telessaúde, cada um contendo televisor de 43 polegadas, notebook e câmera de alta especificidade. Vão ficar em UBSs para a realização de teleconsultas de pacientes que, por algum motivo, não têm acesso direto à unidade.

Jundiaí também foi contemplada com recursos financeiros que serão destinados à construção de uma nova Unidade Básica de Saúde.

Foto: Divulgação/PMJ
Prev Post

Tem Caravana de Natal dia…

Next Post

Jubileu de Ouro da 9…

post-bars

Leave a Comment