
Arnaldo te leva por caminhos pedestres entre rios
O livreto “Jundiahy: Caminhos Pedestres Entre Rios” é um gostoso passeio por nossa cidade junto com o autor, o jornalista e cientista social José Arnaldo de Oliveira.
Fruto da causa que ele defende há pelo menos uns 10 anos – o centro histórico entendido como as colinas e vales entre as várzeas dos rios Jundiaí, Guapeva e do Córrego do Mato –, desta vez ele aborda os caminhos antigos da cidade e a teia de atalhos pedestres da área.
“Imagina que tem muita gente que não sabe onde foi o Largo do Pelourinho ou o Largo da Cadeia”, costuma dizer. E tem muitas outras curiosidades, como a razão de muita gente daqui se cumprimentar falando “ó”.
O livreto de 45 páginas foi processado pela editora Inde, com fotos de capa do autor e do cicloativista Roberto Fernandes. Um mapa antigo, feito pelo autor com a arquiteta Ana Maria Boschi, ajuda a entender os caminhos e as áreas da região central. “A pretensão não é ser completo mas passar adiante algumas histórias escritas ou orais”, avisa.
Ana Luiza Cappelano leu e conta: “Leitura indispensável para quem quer conhecer mais sobre esta linda cidade, sua origem entre rios, passeio delicioso que nos faz viajar em imagens mentais dos caminhos descritos. Amei!”
O lançamento foi durante a segunda edição do Festival Arnaldo Quebrou o Trombone e agora “Jundiahy: Caminhos Pedestres Entre Rios” pode ser adquirido na Cheiro de Livro, por R$ 30,00.
Para sreservas, o contato é o (11) 98684-4918.
“Jundiahy: Caminhos Pedestres Entre Rios” surgiu como e-book com incentivo financeiro por intermédio da Cultura Jundiaí via Lei Aldir Blanc.
Fotos: Arquivo pessoal