Camerata Jovem de Campinas toca clássicos do rock
A Camerata Jovem de Campinas chega a Jundiaí para apresentação de um concerto com músicas de grandes bandas do rock dos anos 60, 70, 80 e 90 em arranjos especiais para orquestra. O espetáculo “Orquestra: Que Bicho É Esse?”, que percorreu cidades da região de Campinas, será apresentado no Teatro Polytheama, nesta sexta-feira, dia 12 de agosto, às 20h. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser adquiridos pelo Sympla (clique aqui) e retirados na bilheteria do teatro.
A Camerata é um coletivo orquestral com produção da Seconda Prattica e Produção Cultural. A apresentação tem duração de aproximadamente 75 minutos e no repertório estão sucessos de bandas como Rolling Stones, Scorpions, Queen, Led Zeppelin, Metallica, Beatles e ABBA.
O projeto é coordenado pelo maestro Moisés Cantos, diretor artístico da Seconda Prattica Coro e Orquestra e regente da Orquestra de Câmara da PUC-Campinas, que também conduz as apresentações da Camerata Jovem. Em 2021 o maestro comandou o projeto Música Aquática, com apresentações gratuitas do clássico de George Frideric Hendel.
O grupo tem instrumentos típicos de orquestra, como violino, viola de arco, violoncelo, contrabaixo e piano, mas também incorporou instrumentos populares, como bateria, violão e guitarra. O objetivo da mistura é aproximar a orquestra do público e romper com o paradigma de que determinado instrumento só é adequado a um gênero, mostrando que todos podem ser utilizados em qualquer tipo de música.
A Camerata Jovem de Campinas é integrada por maioria jovem em processo de formação acadêmica ou por músicos já formados. O coletivo tem o objetivo de dar oportunidade a novos artistas e prepará-los para o trabalho em orquestras do país.
Atualmente, o grupo conta com 25 instrumentistas de cordas, piano, guitarra/violão, baixo elétrico e bateria. Para esse projeto foram convidadas duas oboístas que integram o grupo.
Violinos: Rodrigo Leitte (Spalla), Fabrizzio Balzon, Álvaro Peterlevitz, Cláudio Gatto, Ricardo Yeda Rebouças, Acauan Normanton, Felipe Tonon, Everton Macedo, Gilmar Santos e Guilherme Costa
Violas: Catharina Schmidt, Joel Brandão, Bruno Demétrios Geremias e Gabriel de Oliveira Carlin
Violoncelos: David Scanavini, Leandro Souza e Laura Helena Campanini
Contrabaixos: Paulo Deuber e Thiago Costa
Piano: Natália Spostes
Guitarra/violão: Tadeu Zafani
Baixo Elétrico: Pedro Fleury
Bateria: Adriana Laranjeira
Solistas convidadas: Ellen Freitas e Ana Luísa Nobre
É na rua Barão de Jundiaí, 176, Centro.