Literatura, arte e medicina no Mondo Tebas
Os médicos Jorge Eduardo Nudel e Marco Antonio Herculano lançaram o livro “A Arte Retrata a Medicina Enquanto Imita a Vida” no Mondo Tebas, em festa na noite desta quarta-feira (12).
A ideia dos dois amigos que se conheceram há 50 anos na FMJ foi incrível: com base na observação de obras de grandes pintores da história, eles avaliaram a saúde do retratado, entre eles a “Mona Lisa”, Leonardo da Vinci. Eles explicam que a observação clínica é parte fundamental do exame físico e do processo de diagnóstico médico.
Foram quase 10 anos entre a ideia do dr. Jorge Eduardo, de São Paulo, e a conclusão do livro com a coautoria do dr. Herculano, que mora e atua em Jundiaí como neurologista.
A obra explora a profunda conexão entre a medicina e a expressão artística, destacando como renomados pintores ao longo da história retrataram aspectos anatômicos de doenças, cirurgias, vida, morte, amor e sonhos.
O livro cita exemplos ainda de “Coluna Partida” de Frida Kahlo, “O Médico” de Samuel Luke Fildes, e “Melancolia” de Edvard Munch, que ilustram a maneira como a arte aborda temas de enfermidade e sofrimento.
Algumas das pinturas citadas no livro tiveram reproduções espalhadas pelas paredes do showroom do Mondo Tebas, com curadoria de Sandra Setti e coquetel servido pela equipe de Sandra Romansini. José Roberto, sócio da Tebas, prestigiou a festa que teve uma rápida e empolgante palestras dos escritores.
Veja fotos exclusivas do JundiAqui:

