LOADING...

Jundiaqui

 Literatura infantil pulsa em Jundiaí
16 de outubro de 2023

Literatura infantil pulsa em Jundiaí

Uma parceria da Academia Jundiaiense de Letras com a Biblioteca Pública Municipal Professor Nelson Foot reuniu escritores com crianças e suas mães e pais no Complexo Argos, sábado (14). E foi uma folia…

Teve cantoria de Renata Iacovino e Gabriela Buonocore. Rolou piada com Julia Heimann e contação de história do “Zeca, o Sapinho Solitário” com Lisete Pecoraro. O autor do livro “Zeca” é Márcio Martlelli, que conversou com o público e fez sorteios. É ele quem preside a academia.

O papo sério do sábado foi sobre os caminhos da literatura infantil, com escritores e educadoras. Maria Aparecida Palma, 45 anos de rede de educação, diz que “a criança é pura, mas tem seus critérios e sabe do que gosta ou não de ler”. Anelise Galeote lembrou que “o autor tem responsabilidade de usar o vocabulário bom, estimulando que a criança descubra novas palavras”. Sueli Patelli acredita que a receita “é ouvir as crianças e que isso melhora nossa própria escrita”.

Valderez de Mello defende que o livro em papel é fundamental e não pode morrer nunca. Josyanne Franco completa: “O livro traz o lúdico, as cores, a forma e isso é vida aos olhos dos pequenos leitores”. Contudo Mara Lígia Biancardi lembra que “quando bem orientada, a criança tem em mãos um mundo de livros a seu alcance, porque a internet é uma ferramenta incrível”. Evandro Fernandes fez uma feliz comparação: “Quando a guitarra elétrica surgiu, disseram que seria o fim do violão… até hoje os dois convivem formidavelmente”.

A advertência vem de Marilzes Petroni: “Não é legal fazer a criança ler se não estiver preparada para aquela história, por isso a importância da boa escolha dos pais”. Mas Guaraci Alvarenga avisa que “o importante é a criança ser livre para pensar em um mundo em constante evolução e não receber verdades que hoje parecem absolutas e que daqui a pouco não serão mais tão absolutas assim”.

Enfim, um sábado produtivo e divertido, com Thaty Marcondes no cerimonial e presença ainda de outros escritores. Veja fotos:

Prev Post

Contraluz no Expressa

Next Post

Jundiaí curiosa: na toca das…

post-bars

6 thoughts on “Literatura infantil pulsa em Jundiaí

Márcio Martellisays:

Puxa que cobertura linda! Muito obrigado, em nome da Academia Jundiaiense de Letras e, em meu nome, agradeço muito. São com divulgações como essa que a literatura local crescerá e se firmará ainda mais no cenário jundiaiense e do mundo. Valeu, JundiAqui!!!!
Márcio Martelli – Presidente da AJL.

Responder
Rosângela Arregolãosays:

Gratidão Edu pelo carinho 🌹📚

Responder

Edu é nota 1000. Parabéns pela matéria, confirmo que o evento foi muito produtivo. Parabéns a todos participantes.

Responder
Rosalie Gallo y Sanchessays:

Parabéns à locomotiva chamada Márcio Martelli por capitanear a Academia Jundiaiense de Letras, centro pulsante de cultura que bem respondeu aos anseios e expectativas. Planejar e realizar parecem ser a meta principal da atual gestão. Vida longa!
Parabéns ao articulista que soube captar todo o movimento e envolvimento acadêmico para a data!

Responder
Valderez de Mellosays:

Parabéns JundAqui!!!
Importante matéria para a cultura e educação da infância em Terras de Jundiaí e região! Afinal a infância merece receber a alfabetização da alma através de colo, carinho e coração!
Não podemos deixar morrer o livro físico!

Responder
Eliane Diana Nunessays:

Um sábado com discussões relevantes, sobre a Literatura para Crianças. Jundiaqui sempre prestigiando a Cultura.Parabéns Edu Cerioni!

Responder

Leave a Comment