
Literatura infantil pulsa em Jundiaí
Uma parceria da Academia Jundiaiense de Letras com a Biblioteca Pública Municipal Professor Nelson Foot reuniu escritores com crianças e suas mães e pais no Complexo Argos, sábado (14). E foi uma folia…
Teve cantoria de Renata Iacovino e Gabriela Buonocore. Rolou piada com Julia Heimann e contação de história do “Zeca, o Sapinho Solitário” com Lisete Pecoraro. O autor do livro “Zeca” é Márcio Martlelli, que conversou com o público e fez sorteios. É ele quem preside a academia.
O papo sério do sábado foi sobre os caminhos da literatura infantil, com escritores e educadoras. Maria Aparecida Palma, 45 anos de rede de educação, diz que “a criança é pura, mas tem seus critérios e sabe do que gosta ou não de ler”. Anelise Galeote lembrou que “o autor tem responsabilidade de usar o vocabulário bom, estimulando que a criança descubra novas palavras”. Sueli Patelli acredita que a receita “é ouvir as crianças e que isso melhora nossa própria escrita”.
Valderez de Mello defende que o livro em papel é fundamental e não pode morrer nunca. Josyanne Franco completa: “O livro traz o lúdico, as cores, a forma e isso é vida aos olhos dos pequenos leitores”. Contudo Mara Lígia Biancardi lembra que “quando bem orientada, a criança tem em mãos um mundo de livros a seu alcance, porque a internet é uma ferramenta incrível”. Evandro Fernandes fez uma feliz comparação: “Quando a guitarra elétrica surgiu, disseram que seria o fim do violão… até hoje os dois convivem formidavelmente”.
A advertência vem de Marilzes Petroni: “Não é legal fazer a criança ler se não estiver preparada para aquela história, por isso a importância da boa escolha dos pais”. Mas Guaraci Alvarenga avisa que “o importante é a criança ser livre para pensar em um mundo em constante evolução e não receber verdades que hoje parecem absolutas e que daqui a pouco não serão mais tão absolutas assim”.
Enfim, um sábado produtivo e divertido, com Thaty Marcondes no cerimonial e presença ainda de outros escritores. Veja fotos:
6 thoughts on “Literatura infantil pulsa em Jundiaí”
Puxa que cobertura linda! Muito obrigado, em nome da Academia Jundiaiense de Letras e, em meu nome, agradeço muito. São com divulgações como essa que a literatura local crescerá e se firmará ainda mais no cenário jundiaiense e do mundo. Valeu, JundiAqui!!!!
Márcio Martelli – Presidente da AJL.
Gratidão Edu pelo carinho 🌹📚
Edu é nota 1000. Parabéns pela matéria, confirmo que o evento foi muito produtivo. Parabéns a todos participantes.
Parabéns à locomotiva chamada Márcio Martelli por capitanear a Academia Jundiaiense de Letras, centro pulsante de cultura que bem respondeu aos anseios e expectativas. Planejar e realizar parecem ser a meta principal da atual gestão. Vida longa!
Parabéns ao articulista que soube captar todo o movimento e envolvimento acadêmico para a data!
Parabéns JundAqui!!!
Importante matéria para a cultura e educação da infância em Terras de Jundiaí e região! Afinal a infância merece receber a alfabetização da alma através de colo, carinho e coração!
Não podemos deixar morrer o livro físico!
Um sábado com discussões relevantes, sobre a Literatura para Crianças. Jundiaqui sempre prestigiando a Cultura.Parabéns Edu Cerioni!