LOADING...

Jundiaqui

 Mais uma obra de Inos em exposição permanente
7 de janeiro de 2025

Mais uma obra de Inos em exposição permanente

A entrada do prédio-anexo da Câmara Municipal, na rua Barão de Jundiaí, ganhou uma escultura em bronze de cerca de 0,75 m de altura do mestre Inos Corradin. Ele já tem suas obras expostas permanentemente na Pinacoteca Municipal, na mesma calçada pouco metros distante dali, e também na Estação Rodoviária e no Parque da Cidade.

“O Vereador Atleta” fica sobre um púlpito de mármore e que exibe na mão esquerda os cinco anéis Olímpicos e na direita o globo terrestre. A curiosidade é que ele veste um elegante terno. A obra é para homenagear o ex-vereador Carlos Úngaro.

A placa diz: “Homenagem da Família Úngaro, do artista Inos Corradin e da Câmara Municipal de Jundiaí ao vereador que presidiu esta Câmara Professor Carlos Úngaro, líder inconteste da juventude de seu tempo e o maior poliatleta amador de nossa cidade”.

Carlos Úngaro dá nome ao saguão onde a obra pode ser apreciada – ele é nome de rua no Jardim Marambaia.

Nascido em 17/05/1943, foi também economista. Foi vereador de 1969 a 1976, sendo presidente da casa entre 1971 e 72. Jogava vôlei e tênis e também foi fera da natação. Faleceu em 21/03/1994.

Em 2015, o JundiAqui, cobriu a noite de autógrafos do livro “Aos jundiaienses amigos queridos de Carlos Ungaro um resumo da história de Jundiaí”, de autoria de José Antonio Úngaro. Reveja aqui as fotos da noitada na Biblioteca Municipal, registros de Edu Cerioni:

Abaixo Edu Cerioni com Bira Chagas e o saudoso Hélio Maffia em foto de Picôco Barbaro.

GRANDE MESTRE DAS ARTES

Nascido na Itália, em 1929, Inos Corradin veio para Salvador, na Bahia, e depois para Jundiaí. Em sua terra natal, colaborou na execução de um mural alusivo aos mártires da resistência italiana, em Castelbaldo, Padova. Voltou para lá muitas vezes, para mostras individuais, coletivas e especialmente para receber homenagens.

Em 1952, ganhou o prêmio no II Salão Paulista de Arte Moderna, São Paulo. Em 1975, recebeu o Prêmio Internacional Paris Sud, Paris – França e, em 1979, levou o Prêmio Quadrivio de Pintura, Itália. Depois disso, colecionou incontáveis prêmios. Já expôs em países da América do Sul e do Norte, do Oriente Médio e da Europa e da Ásia.

Em seu ateliê, na Chácara Urbana, o colorido salta aos olhos. Esse mestre das artes de 96 anos que escolheu o Brasil como porto-seguro e ancorou em Jundiaí há décadas nunca perdeu o sotaque italiano carregado e adora contar histórias.

 

Prev Post

Jundiaí promove a 40ª Festa…

Next Post

IPTU tem 5% de desconto…

post-bars

Leave a Comment