LOADING...

Jundiaqui

 Neguinho: 70 anos de braços dados com o violão
10 de setembro de 2023

Neguinho: 70 anos de braços dados com o violão

O nome de registro é Vair de Oliveira, mas todos o conhecem por Neguinho. Fera do violão, instrumento que começou a brincar ainda aos 4 anos de idade e nunca mais deixou de curtir. A brincadeira ficou séria e já são 70 anos como músico profissional, um dos violeiros mais respeitados de Jundiaí.

Oliveira nasceu em São Paulo, em 24 de julho de 1949 e vem de família a paixão pela música. Pai e tio dominavam violão, cavaquinho, bandolim e outras cordas e lhe levaram a festas e serestas, foi o que bastou para decidir seu futuro.

Vaio para Jundiaí com a família em 1955 e aqui, aos 11 anos, já tinha no violão seu ganha-pão. E eram muitos os chorinhos que tocava de ouvido. Logo veio o convite para ser guitarrista do conjunto The Marvellous, ao lado do baterista Alyrio, do tecladista Gaino e das cantoras Dagmar, Sofia e Luíza. Com 14 anos, já viajava com o conjunto orquestral do maestro Silvério Furquim, animando bailes.

São informações da Jundpédia, enciclopédia cultural de Celso de Paula, onde se fica sabendo também que Neguinho participou do conjunto Nonô e seu Ritmo, do grupo Napões, de A Kripta, da Orquestra City Swing e Os Magníficos, este último de Itatiba.

A carreira solo vem desde 1977. Tem como uma honra ter sido o introdutor do primeiro violão importado na cidade. Tocou muitas noites no Chopão, no Zé do Papagaio, no Chico’s Bar na época em que trabalhava na Cica durante o dia. Depois, abriu o Neguinho’s Bar, que funcionou de 1986 a 1991. Formou depois com os filhos Juliano e Rodolfo o trio Neguinho & Filhos.

A escolha foi mudar de ares e nos anos 2000 foi morar em Paraty, onde tocou em bares e se apresentou nas ruas da histórica cidade do Rio de Janeiro.

Está de volta a Jundiaí e se apresentando duas a três vezes por semana durante a manhã na Coopercica do Vianelo, onde toca seu violão e vende um pen drive com mais de 160 músicas que tirou magistralmente no violão. Tem The Beatles, Roberto Carlos, tem rock, MPB, seresta e muito mais. É na rua João Ferrara, 233, Jardim Cica.

Para ler mais, veja a Jundpédia

Fotos: Edu Cerioni e reprodução Facebook

Prev Post

Jundiaiense dança na cadeira de…

Next Post

Doe R$ 48 e ajude…

post-bars

Leave a Comment