Jundiaqui
Jundiaqui

Renata Iacovino lança novo livro e faz noite de autógrafos cultural

Jundiaqui
1 de dezembro de 2019
"Gotas de impermanência" é o sétimo livro da escritora e poetisa, que festeja no Koh Samui em dezembro

Renata Iacovino, que também é conhecida por atuar na área musical, como intérprete e compositora, lança "Gotas de impermanência", no qual transita entre a prosa e a poesia e nos apresenta gratas surpresas. Trata-se de um livro de haicais, poema de origem japonesa, mas que chegou ao Brasil junto com a imigração e teve, a partir daí, algumas influências de poetas modernistas na forma de criação dessa modalidade poética. Hoje o haicai é bem mais conhecido e conta com muitos praticantes.

No livro ela explora tanto a forma clássica, quanto a moderna. A maioria deles foi composta na época em que era uma das coordenadoras da Confraria Japi de Haicai, grupo criado após o término de uma das oficinas que ministrou sobre haicai. O livro, inclusive, homenageia um de seus membros, o sr. Luiz Vicente Silva (in memoriam).

A grande novidade é que a publicação é bilíngue, sendo que os haicais foram traduzidos para o japonês por uma grande especialista na área, enquanto que os demais textos foram traduzidos pelo professor de Renata. Alguns haicais vêm acompanhados de ilustração ou foto, de sua autoria e ainda de convidados. A edição está bastante caprichada e contou com o profissionalismo da Editora In House, comandada por Márcio Martelli, que também assina a orelha do livro. A Apresentação é do premiadíssimo escritor André Kondo e o Posfácio é da profª e escritora Ivanira Dadalt, uma especialista em haicais. O Prefácio ficou por conta da Monja Coen Roshi, a maior representante do zen budismo no Brasil e que está à frente do templo Tenzui Zenji, do qual Renata é membro.

O lançamento promete ser uma noite cultural que irá emocionar e enlevar os presentes. A começar pelo local, o restaurante tailandês Koh Samui, aconchegante e inspirador. O público será recebido com um coquetel e a noite contará com o show especial de Flavio Tris, de São Paulo, compositor e cantor que nos abraça com sua música doce e reflexiva, simples e complexa. Tudo isso regado a um clima de amizade e bem querer.

Dentre as produções literárias de seu percurso, Renata já organizou livros de importantes instituições como o Procon/SP e a Biblioteca Pública Municipal Profº Nelson Foot (Jundiaí), venceu concursos literários, foi uma das criadoras do Jornal Literário "CAJU", além de ter ministrado oficinas lítero-musicais, realizado saraus e ter feito letra e música do "Hino da Academia Jundiaiense de Letras", da qual é membro efetivo desde 2003. Atua como articulista do JundiAqui.

Data: 03/12/19 (terça-feira), 19h
Local: Restaurante Koh Samui, Av. 9 de Julho, 2.001
Valor do livro: R$50,00.
Jundiaqui
Você vai
gostar de

Paula Possani: jundiaiense inaugura nova plataforma da Globo em 2018

Ela é uma das vítimas de Roger Abdelmassih em “Assédio”, que usa a tecnologia streaming

Papai e Mamãe Noel já estão te esperando no Maxi Shopping

Tem parque de diversões, com escorregador, brinquedos eletrônicos, muitos ursinhos e uma decoração fantástica

Grandes ideias para o Vale do Rio Jundiaí vão render R$ 100 mil

É o prêmio de concurso para projetos que melhorem o trecho entre o viaduto Sperandio Pelliciari e a avenida 9 de Julho

Você

Perder as coisas simples. É isso que endurece a alma, diz Cláudia Bergamasco nesta crônica
Jundiaqui
Artigos assinados não representam a opinião do site. Esse conteúdo é de responsabilidade exclusiva de seu autor.