Carnaval tem sua Corte Real
Por Edu Cerioni – A Festa da Uva foi palco novamente da grande estreia anual do Carnaval das escolas de samba de Jundiaí, recebendo o concurso de escolha da Corte Real 2026, no Espaço do Samba, na noite deste domingo (1º).


Rawane Izidoro é a nova rainha da folia de Jundiaí.

O rei Momo é Kadú Sambão.

As princesas de 2026 são Vanessa Ribeiro (1ª) e Nicole Peromingo (2ª).

Completa a corte o passista de ouro Victor Allonzo.
Foi a despedida

Tati Ostentação ainda foi declarada como a eterna rainha LGBTQIA+ pelo presidente da Lijunes, Everson Bellato Cirino, o Metal, que lamentou este ano não ter tido eleição de representante da diversidade de orientações sexuais e identidades de gênero, isso porque a liga não recebeu nenhuma inscrição de candidatura.


Sem desafinar, os batuqueiros subiram o som para o desfile da Corte Real 2026. Eleitas, vestidas de dourado igual, e eleitos receberam as faixas das mãos dos ganhadores de 2024, uma vez que não teve eleição nem desfile de escolas de samba ano passado na cidade. Se despediram a rainha Tauana Casemiro Fanhoni, as princesas Joyce Caramelo (1ª) e Marina Lima Bottura (2ª), o rei Momo Sidnei Benedito Meira, o Tilé, e o passista de Ouro Levy de Souza.

Com comando de Eduardo Festa e apresentação dos sambas-enredo entre um candidato(a) e outro(a) na passarela, a noitada durou coisa de 4 horas. O nome dos ganhadores foi comunicado por volta de 22 horas e, assim, com menos torcida – por volta de 18h, a lotação foi completa.

A escolha de Kadú foi uma surpresa para a maioria dos que ficaram até o final da folia, tendo uma reação menos barulhenta a seu nome em comparação aos demais premiados pelo júri convidado da Lijunes – Liga Jundiaiense das Escolas de Samba. O júri está ligado ao Carnaval de blocos da cidade, e não às escolas, visando a isenção.

Durante a coroação de Kadú, o presidente da Lijunes, Everson Bellato Cirino, o Metal, fez um discurso em que elogiou a secretária de Cultura, Clarina Fasanaro, mas reclamou a ausência do prefeito, “que não prestigia nosso Carnaval e não veio aqui entregar a chave da cidade ao rei Momo”.
Clarina foi ao microfone para explicar a ausência do prefeito e, poucos minutos depois, o próprio Gustavo Martinelli chegou ao Espaço do Samba. “Não vim antes porque a cidade vive um caos por conta do temporal desta tarde, com mais de 20 árvores caídas. Mas estou aqui para ratificar meu apoio ao Carnaval”, disse, sem muitos sorrisos.
Os desfiles vão acontecer na noite de 7 de março na Cidade Administrativa, mas antes as escolas promovem festas agora em fevereiro (confira no calendário mais abaixo).
Veja aqui fotos exclusivas do JundiAqui e na TV Mais Brasil você confere um vídeo bem bacana:


One thought on “Carnaval tem sua Corte Real”
Excelente reportagem, lindas fotos!