
Jundiaí agora é do caqui
O caqui cultivado em Jundiaí deve atingir cerca de 4 mil toneladas neste ano, em 77 propriedades. Juntas, elas somam uma área de 146,6 hectares, algo acima de 1,4 milhão de metros quadrados.
“O caqui é a segunda fruta mais produzida de Jundiaí, somente atrás da uva. Por isso, a importância do cultivo para a cidade. São aproximadamente 40.000 pés que produzem para abastecer várias cidades do país”, destaca o gestor de Agronegócio, Abastecimento e Turismo, Eduardo Alvarez.
Só a Cooperativa Agrícola Nossa Senhora das Vitórias de Jundiaí espera vender 500 mil caixas de seis quilos de caqui cada nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Pernambuco e Bahia.
“Nos últimos dez anos, houve um aumento de área de produção de caqui, principalmente pela diversificação de cultivo. Um dos motivos é a maior facilidade no manejo em relação a outras culturas”, disse o engenheiro agrônomo da Prefeitura, Sérgio Pompermaier.
As principais variedades produzidas na cidade são a Rama Forte, mais cremosa, presente na maior parte dos agricultores, e também a Fuyu e Chocolate, mais consistentes.