
Tradição gostosa no curso de italiano da Argos
Por Edu Cerioni – Em uma cidade predominantemente de descendentes de italianos como é o caso de Jundiaí, é muito comum se ouvir dentro de casa a dica da mamma “mangia che te fa bene”. E a comida é um prato cheio no caminho do aprendizado da língua de nossos antepassados. No Centro de Línguas e Tecnologia da Informação Antônio Houaiss ela salta dos livros para a cozinha, literalmente, em uma saborosa tradição que ajuda a aproximar mais os alunos e a manter viva esse aspecto sagrado da culinária italiana.
Mantido pela Prefeitura de Jundiaí e oferecendo cursos gratuitos dos idiomas Espanhol, Francês, Inglês e Italiano, o centro de línguas funciona dentro do Complexo Argos, na Vila Arens, abrindo novas turmas a cada semestre. Para o primeiro de 2025, as inscrições foram encerradas em 1º de dezembro – em maio elas são liberadas novamente.
São 660 vagas a cada vez para quem tem idade mínima de 14 anos e concluído o Ensino Fundamental ou que estejam cursando o 9º ano no ato da matrícula, isso para residentes em Jundiaí somente.
De 14 anos não tem ninguém na minha turma, mas sim a partir de 16, a Sofia Batista da Silva, e até… 78 anos de idade, como é a dona Irene Lorigiola de Araújo. E ela colocou a mão na massa do Trenette con il pesto alla genovese que a turma preparou e se deliciou dias atrás. Os mais de trinta alunos deram sua contribuição ao amassar o mangericão, fazer a mistura com parmesão, cozinhar a massa, servir, depois lavar tudo…
A alegria foi geral quando se acertou de primeira o ponto do macarrão. A professora Carolina Cristovão de Macedo ensinou que um fio da massa cozida deve ser jogado na parede e que é hora de tirar do fogo e servir se ele ficar grudado. Perfetto!
A receita você confere mais abaixo em italiano e garanto que é fantástica.
Veja fotos:
Trenette con il pesto alla genovese
Ingredienti (20 porzioni):
2kg di trenette (o linguine, o fettuccine);
300g di fagiolini tagliati in pezzi da 4cm;
10 patate grandi sbucciate e tagliate a cubetti;
basilico (circa 300g);
2,5 tazze di pinoli (o noci);
5 cucchiai di parmigiano grattugiato;
5 cucchiai di pecorino grattugiato;
2 tazze di olio d’oliva;
5 spicchi d’aglio;
Sale grosso (q.b.)
Modo di preparazione:
Dopo aver lavato e asciugato bene le foglie di basilico, mettile in un mortaio insieme ai pinoli, all’aglio e al sale grosso e comincia a pestare;
Poco a poco aggiungi i formaggi;
Quando avrai un impasto verde, comincia ad aggiungere l’olio d’oliva, mescolando sempre, fino a diventare cremoso;
Metti le patate a cuocere in una pentola con abbondante acqua salata;
Dopo alcuni minuti, aggiungi i fagiolini;
Poco prima che le verdure arrivino al punto di cottura, aggiungi le trenette;
Appena la pasta sarà al dente, scolala, riservandosi ½ di tazza dell’acqua della cottura e metti tutto in un recipiente;
Diluisci il pesto con l’acqua riservata e aggiungilo alla pasta.