Jundiaqui
Jundiaqui

The Beatles aterrisa no Sesc de 3 até 26 de setembro

Jundiaqui
30 de agosto de 2019
Tem shows, palestras, bate-papos, filmes e atividades a respeito da música que faz a cabeça desde os anos 1960

O mundo não sabia, mas em setembro de 1969 os Beatles já estavam separados. Depois de uma última sessão de estúdio em 20 de agosto e uma última sessão de fotos dois dias depois, John, Paul, George e Ringo só se encontraram em reuniões administrativas. Era o fim da maior banda de rock de todos os tempos. O que não quer dizer que sua música, sua influência e sua mensagem tenham desaparecido – muitíssimo pelo contrário. Para comprovar, o Sesc Jundiaí reservou o mês de setembro para um grande evento celebrando a música que é o "Beatles Sesc".

Começa com a exibição do documentário “Eight Days a Week”, de 2016, uma excelente introdução ao universo da beatlemania. O filme do premiado diretor Ron Howard e entrevistas inéditas de Paul McCartney e Ringo Starr cobre os “touring years” dos Beatles, entre seus tempos amadores em Liverpool até os estádios de todo o mundo em 1966.

Uma série de shows especiais foram programados para mostrar a enorme influência da banda no rock brasileiro e a paixão de nossos músicos pelo repertório dos garotos de Liverpool. Em shows no teatro, no terraço e no ginásio, o repertório dos Beatles foi dividido em fases e confiado a grandes nomes do pop brasileiro, sempre em shows inéditos.

A programação é a seguinte:

05/09 às 20h – The Mockers (com Régis Damasceno, Clayton Martin e Rian Batista do Cidadão Instigado e Pedro Pelotas, ex-Cachorro Grande) tocam o repertório lançado em 1968.

12/09 às 20h – Violeta de Outono toca o repertório psicodélico (1966/1967) com participação de Helio Flanders e Fernanda Kostchak (da banda Vanguart)

19/09 às 20h – The Outs toca os anos de beatlemania (1964/1965) com participação de Edgard Scandurra (do grupo Ira!)

20/09 às 20h – Autoramas tocam os anos iniciais (1962/1963) com participação de Fernanda Takai (do Pato Fu).

26/09 às 20h – Beto Bruno e Marcelo Gross (ambos ex-Cachorro Grande) tocam o repertório final (1969/1970) dos Beatles.

O "Beatles Sesc" também será feito de palestras e bate-papos. O destaque é a presença de Lizzie Bravo (11/09 às 20h) com sua palestra “Do Rio a Abbey Road”. Lizzie era uma adolescente carioca quando, depois de um ano visitando os estúdios e convivendo com seus ídolos, acabou convidada por John e Paul para cantar em “Across the Universe” junto com os Beatles. Hoje Lizzie tem 68 anos, é uma lenda entre os fãs de todo o mundo, e vem a Jundiaí pela primeira vez contar sua história.

No dia 24/09, às 20h, o jornalista e escritor Ricardo Pugialli faz uma palestra especial para os colecionadores de vinil: “Os Beatles no Paraíso dos Colecionadores” falando sobre as diferenças na discografia da banda, piratarias, edições limitadas, itens raros e curiosidades. Pugialli é autor do livro “Os Anos da Beatlemania” e está lançando o livro “The Beatles 1970-1980”.

O jornalista jundiaiense Ricardo Alexandre, autor dos livros “Para Saber Mais: The Beatles” e “Nem vem que não tem: A Vida e o Veneno de Wilson Simonal” (Prêmio Jabuti 2010) e diretor do documentário “Ronnie Von: Quando éramos príncipes” conduzirá um bate-papo a respeito da influência do álbum “Sgt Pepper’s Lonely Hearts Club Band” na evolução da música brasileira. Será no dia 18, às 20h.

Ricardo Alexandre é o curador do "Beatles Sesc" e será também o apresentador da audição comentada do “Sgt Pepper´s” no teatro do Sesc, com presença do produtor Liminha. O público vai ouvir junto com Alexandre e Liminha a recente edição da obra-prima dos Beatles em blu-ray, mixagem 5.1 surround. Entre cada faixa haverá comentários, perguntas e respostas. Liminha é produtor de clássicos do pop brasileiro como “Um banda Um” de Gilberto Gil, “Cabeça Dinossauro” dos Titãs, ou “Selvagem?”, dos Paralamas do Sucesso. E, claro, baixista dos Mutantes entre 1970 e 1974 e autor de sucessos como “Top Top”.

Considerado uma das principais bandas tributo de todo o mundo, o grupo paulista Hey Jude não poderia ficar de fora. Eles vão apresentar seu novo show “O Segredo da música dos Beatles” (14/09 às 19h) no qual atravessarão toda a carreira do grupo mostrando, no palco, detalhes da evolução da banda e de sua música. No dia seguinte (15/09, 18h), o Hey Jude volta ao Sesc Jundiaí para um imperdível karaokê só com os clássicos do grupo de Liverpool. O show será gratuito e aberto ao público – basta entrar na fila e soltar a voz!

O ilustrador catarinense Guilherme Karsten decora diversas áreas do Sesc Jundiaí com imagens dos Beatles em diferentes fases da carreira. A biblioteca da unidade também recebeu reforço de diversos títulos a respeito da carreira da banda, à disposição dos visitantes.

Ou seja: em setembro, mês da primavera, Jundiaí será a mais florida e colorida versão de Liverpool em todo o mundo. Yeah! Yeah! Yeah!

Avenida Antonio Frederico Ozanan, 6.600, Jardim Botânico.
Jundiaqui
Você vai
gostar de

Recordista Chupa que é de Uva desfila na marginal das Valquírias sexta

Bloco de Val Junior vai ter como novidade a banda Mikaloka reforçada por Tom Nando e Zezé Ambrósio

Panna Cotta de café com biscoitos de canela

Pelo chef Paulo de Luna

Corpus Christi tem procissões em tapetes de serragem

Em Jundiaí, haverá celebrações na Vila Rio Banco, Vila Rami e Eloy Chaves. Tem também festa em Pirapora

A hora e a vez da população T

Por Kelly Galbieri
Jundiaqui
Artigos assinados não representam a opinião do site. Esse conteúdo é de responsabilidade exclusiva de seu autor.