É Jundiaí nos Jogos de Inverno
As Olimpíadas de Inverno de Milão-Cortina, na Itália, começaram oficialmente nesta sexta-feira (6) e com delegação recorde do Brasil, 14 atletas. E tem jundiaiense na luta por medalhas: Eduarda Westemaier Ribera, conhecida como Duda Ribera.
Aos 21 anos, Duda, que nasceu aqui em 21 de novembro de 2004, chega agora mais experiente, ela que disputou os Jogos Olímpicos da Juventude de Lausanne (Suíça) em 2020 e, dois anos depois, estreou nos Jogos de Pequim (China), em 2022.
A principal atleta de esqui cross-country residente no Brasil, tem vitórias no Circuito Brasileiro de Rollerski e presença constante em competições internacionais. Em Milão-Cortina, ela disputa provas de sprint e distance.
Ao contrário de sua primeira participação olímpica, Duda teve tempo para se preparar para os jogos na Itália, afinal já sabia da convocação desde fevereiro do ano passado – para Pequim foi chamada às pressas, faltando menos de duas semanas para o início, para substituir Bruna Moura, que sofreu um acidente de carro dias antes de viajar à China. Então com 17 anos de idade, Duda ficou na 88ª posição no sprint e na 90ª no esqui cross country clássico. Ao lado da experiente Jaqueline Mourão, ela também ficou em 23ª no sprint por equipes.
O Brasil conta agora com 14 atletas, além de um reserva, em cinco modalidades: esqui cross-country, snowboard, skeleton, esqui alpino e bobsled.
A jundiaiense estreia dia 10 de fevereiro (terça), no esqui cross-country, a partir das 5h15. Dia 12 (quinta), é pelo esqui cross-country, às 9h, no técnica livre. Já dia 18 (quarta) será a vez também pelo esqui cross-country, às 5h45, com o sprint por equipe livre feminino. São datas de classificatórias pelo horário de Brasília e, dependendo dos resultados, ela volta a competir.
Duda se preparou no rollerski, praticado no asfalto na cidade de São Carlos. É reconhecido pela Federação Internacional de Esqui e integra o mesmo ranking mundial do esqui cross-country disputado na neve.
Ela descobriu sua vocação para o esporte junto com o irmão. A família Ribera é de Rondônia, mas se mudou para cá após Cristian, o caçula, ser diagnosticado com artogripose múltipla congênita. Cristian é atelta do Peama e representa o Brasil nos Jogos Paralímpicos de Inverno, que acontecem de 6 a 15 de março, sendo treinado pelo irmão Fabio (leia mais).
As Olimpíadas de Inverno de Milão-Cortina têm transimissão de Cazé TV e SporTV. As competições vão até 22 de fevereiro.
Fotos: reprodução Facebook
