Ribera vai aos Paralímpicos de Inverno
Cristian Ribera, de 23 anos, é o nome de Jundiaí na disputa dos Jogos Paralímpicos de Inverno, em sua 14ª edição, de 6 a 15 de março, nas cidades italianas de Milão e Cortina d’Ampezzo.
Integrante do Peama, ele vai para sua terceira busca de medalha no esqui cross-country, competindo em quatro provas: sprint, 10 km, revezamento e 20 km.
Cristian encerrou a temporada 2024/2025 dos Mundiais de esqui cross-country como campeão geral, garantindo o Globo de Cristal, principal troféu da modalidade.
Quando está em Jundiaí, o jovem realiza treinos de atletismo em cadeira de rodas. Desde 19 de janeiro, porém, encontra-se em preparação específica nos esportes de neve, focado na Paralimpíada.
“Vou acompanhar de perto os Jogos Olímpicos de Inverno, em fevereiro, por conta da participação da minha irmã, Eduarda Ribera. Ela está bem preparada e tem grandes chances de alcançar o melhor resultado da história do Brasil no feminino’.
Cristian também destacou a motivação de competir na Itália. “Sinto-me honrado e preparado para buscar o ouro para o Brasil. Venho treinando intensamente todos os dias e quero chegar à Paralimpíada na minha melhor condição física”, afirmou.
A principal prova do atleta é o sprint, que nos Jogos é disputado em três fases: classificatória, semifinal e final. Na etapa inicial, os 12 melhores atletas avançam para as semifinais, divididas em duas baterias com seis competidores cada, classificando os três primeiros de cada para a final. “As últimas temporadas têm sido extremamente equilibradas. China, Rússia, Itália, Ucrânia e Cazaquistão têm equipes muito fortes, assim como o Brasil, que chega preparado para brigar por pódio”, avaliou.
Além da irmã Eduarda, Cristian também terá a companhia do irmão e treinador, Fabio Westemaier Ribera.
Aluno do Peama desde a infância, Cristian destaca a importância do programa, vinculado à Secretaria de Esporte e Lazer de Jundiaí: “Minha família sempre me incentivou a vencer, mas foi no Peama que meu amor pelo esporte começou e segue vivo”.
