LOADING...

Jundiaqui

 Outra uva italiana desembarca aqui
11 de agosto de 2025

Outra uva italiana desembarca aqui

Em setembro, Jundiaí vai receber mudas de outra variedade italiana, chamada Incrocio Manzoni, dentro do projeto “Vigneto Italia”, que já plantou aqui a Tocai Rosso, em 2024, e prevê introduzir ao longo dos próximos anos também a Croatina, a Corvina, a Durella, a Vermentino e a Malvasia del Lazio, ação que busca impulsionar a qualidade dos vinhos nacionais.

A Terra da Uva usa o vinhedo da Escola Técnica Estadual Benedito Storani (EtecBest), que já se chamou Colégio Agrícola de Jundiaí, agora ligada ao Centro Paula Souza, para o experimento.

A cepa Incrocio Manzoni foi desenvolvida há cerca de um século pelo enólogo e geneticista vêneto Luigi Manzoni. As mudas são de uvas brancas e ciclo curto, com previsão de início da produção de vinho em 2029.

A idealizadora é Paola Tedeschi, diretora do Instituto Italiano de Culinária para Estrangeiros no Brasil, que avisa: o resultado dependerá das características locais do solo e do clima, mas a expectativa é boa.

A parceria inclui intercâmbio de alunos do curso técnico em viticultura e enologia da EtecBest com o Instituto G.B. Cerletti, em Conegliano, na Rota do Prosecco Italiano. Professores virão da Itália para cá acompanhar a evolução do plantio de seis em seis meses.

 

Prev Post

Primeira-dama entre os que festejam…

Next Post

Arte na Biblioteca Municipal

post-bars

Leave a Comment