LOADING...

Jundiaqui

 Pisa da Uva: minutos para a eternidade
25 de janeiro de 2025

Pisa da Uva: minutos para a eternidade

Por Edu Cerioni – Tem samba, rock, MPB, palhaços, dançarinos e muito mais, mas nada é tão chamativo como a Pisa da Uva. Tem quem vem de longe visitar a Festa da Uva só para ter essa experiência uma vez na vida – talvez mais, porque muitos voltam todo ano para cá.

Novidade para André Carvalho, carioca com a camisa do Botafogo, ele explicou: “Foram dois ou três minutinhos ali, mas que nunca vou esquecer”. Rita, a esposa, completou: “Sobe um perfume incrível, sem contar a animação do pessoal”. Sobre o toque dos pés na fruta, ele disse ser “escorregadio controlável” e ela “geladinho gostoso”.

Como diz o maestro e acordeonista que comanda Pisa da Uva, Jederson Heleno Machado, líder do Grupo Folklorístico Stella Bianca, “só em Jundiaí a pisa é gratuita, porque na Europa as pessoas pagam muitos euros para ter esse mesmo prazer”.

Tradição aqui na cidade, a pisa tem três grandes tinas, coisa de três metros de diâmetro cada, que ficam na frente do palco principal da festa e acontece aos sábados e domingos a partir das 14 horas. Gratuita e chamativa, não tem como ser rápida também. Assim, é preciso paciência em longa fila até chegar sua vez de entrar na brincadeira.

Forma-se a roda, os visitantes dão a mão para alguém da equipe de Jederson, quem sabe uma vinheteira ou, os mais felizes ainda, para a rainha ou um das duas princesas deste ano, o som da música entoada por coral de umas 15 mulheres sobe e a alegria é contagiante. Sem dizer o aroma de uva que toma conta de tudo, indescritível em palavras.

Para que mais gente curta a sensação, são cerca de dois minutos na tina e outro minuto para que todos tenham os pés lavados e deem lugar a novos empolgados visitantes, com seus celulares em mãos para registrar a folia e fazer inveja a quem ficou em casa.

O grupo tem pessoas destacadas para lavar os pés dos visitantes, feito em uma bacia de água e com  toalhas limpas para cada um.

A Festa da Uva 2025 segue até 16 de fevereiro, às sexta de noite e de sádo e domingo o dia todo. É no Parque Comendador Antonio Carbonari, na avenida Jundiaí, Anhangabaú, com entrada gratuita.

Prev Post

Advogada Ana: em 7 segundos…

Next Post

Ah!, que festança da boa…

post-bars

Leave a Comment