Porque a gente ama essa festa
Por Edu Cerioni – A Festa da Uva segue firme em sua 41ª edição agora em 2026, movimentando a enconomia, a cultura e o lazer da cidade, um sucesso de público – que só faz crescer nestes 92 anos de história.
Só neste terceiro final de semana, dias 30 e 31 de janeiro e 1º de fevereiro, o Parque da Uva recebeu 74 mil visitantes, apesar da chuva em vários momentos. Ao todo já passam de 224 mil este ano.
O giro aqui começa pelo carrinho de pipoca do Isaías Corrêa, nascido em Itu e que virou personagem do Centro de Jundiaí de longa data. Há 40 anos é pipoqueiro, assim como foram seu paí e seu avô. E tem o filho vindo junto agora.
Vem que vai longe, muito longe esse nosso passseio…
Tem o povo de preto do rock, com a “mão chifrada” e cheio de motivo para ir lá curtir a sonzeira de graça.
Tem os dançarinos que estão amando a tenda da discoteca e não perdem o passo da coreografia um segundo sequer, em meio a muita fumaça e sob forte calor. É dançar e suar à vontade ali.
As famílias passeiam animadas e são incontáveis os casais, em diferentes formas de demonstar seu carinho – inclusive com beijão no meio da Vila do Vinho ou dançando coladinho sem mais ninguém ao redor.
Registramos a visita de idosos que saíram do asilo para conhecer essa que é a grande comemoração anual da cidade. Crianças aos montes estão se divertindo pra valer.
Veja quanta gente com o “Guia da Festa da Uva 2026” nas mãos, um presente do JundiAqui e seus pareceiros Unimed, Uniodonto, Gebram, ICW Psicologia, Biológico, Farma Vet e Prefeitura Municipal, com apoio da Escola de Arte Pop.
Esse giro de sexta a domingo traz músicos em ação, fadas e duendes encantando a todos e um brinde diferente, sem o sol por testemunha como acontece normalmente, mas ainda assim animado – para a maioria, embora um bebê tenha conseguido dormir na paz em meio a tanta agitação, coisa de colinho de mãe.
Tem quem comeu e aprovou a coxinha de queijo, quem tomou vinho. Viva! Tem até quem foi à festa e acabou tomando vacina, uma ideia muito legal do pessoal da Saúde.
Tem a Marcela Moro e sua equipe o tempo todo e em todo lugar para que tudo corra bem.
Tem recorde de público se avizinhando, recorde de alegria já batido. Tem, é claro, uva de monte e linda. E têm fotos que não acabam mais no JundiAqui:

E só não tem o samba da União da Vila de sexta porque está em outra reportagem – clique aqui e confira.
TEM MAIS FESTA DA UVA
Dias: 6, 7 e 8 de fevereiro de 2026. Sexta das 18h às 22h; sábado das 10h às 22h; e domingo, das 10h às 21h.
Ação Solidária: Doe alimentos não perecíveis e com prazo dentro da validade nas entradas do parque e, assim, contribua com as ações do Fundo Social de Solidariedade de Jundiaí (Funss).
Endereço: Parque Comendador Antonio Carbonari (Parque da Uva) na Avenida Jundiaí, s/n, Anhangabaú, Jundiaí/SP.
