LOADING...

Jundiaqui

 Surge o pisco da nossa uva
4 de fevereiro de 2026

Surge o pisco da nossa uva

Vinho, espumante, suco e até vinagre de uva Niagara Rosada Jundiahy já se conhecia, agora tem pisco feito dessa nossa vedete descoberta em 1933 estreando na Festa da Uva 2026.

A garrafinha gordinha de líquido transparente nas mãos de Amarildo Martins é uma exclusividade desse produtor do bairro Mato Dentro. Custa R$ 95,00 na versão de 375 ml e foram feitas somente duas centenas delas.

Bebida famosa nos vizinhos sul-americanos Peru e no Chile, ganha sua versão jundiaiense como o primeiro pisco nacional.

Martins explica que pisco é um destilado do vinho pós-fermentado, com diferença na produção do chileno e do peruano, este último usado como inspiração para a nova bebida local.

“São diferentes tipos de produção de bebidas a partir da uva, o vinho é o mais famoso. Você tem a grapa, feita com a casca da uva pós-fermentação. Já o conhaque você destila depois que o vinho termina a fermentação e passa para a maturação. Entre a grapa e o conhaque, tem o pisco, que pega o chamado mosto flor, ou seja, o suco de uva da mais alta qualidade. Isso porque é no início do processo de vinificação e resultado só da pressão natural do peso das próprias uvas dentro do tanque”, explica.

A Casa Martins, de sua propriedade e que começou em 1969 com seu pai, seu João Benedito Martins, produziu primeiro, para teste, pisco com outras uvas, inclusive moscatéis como no Peru, mas Amarildo garante que a diferença para melhor em sabor e aroma foi gigantesca quando usou a Niagara Rosada. “Fizemos degustação às cegas e o nosso pisco foi o campeão”, assegura sobre o teste de colocar diferentes opções de uma mesma bebida de diferentes produtores, sem identificá-las, para um grupo de avaliadores convidados.

O pisco tem que descansar por seis meses antes de ser consumido. Martins vai produzi-lo nas safras de verão e de inverno. A bebida já tem estudos na EtecBest, que antigamente se chamava Colégio Agrícola de Jundiaí. Amarildo, às vésperas dos 60 anos, está cursando Enologia e o pisco é tema do TCC – Trabalho de Conclusão de Curso.

Prev Post

É Jundiaí nos Jogos de…

Next Post

Todas as atrações de 6…

post-bars

Leave a Comment