Um brinde cheio de sorrisos
A Festa da Uva 2026 teve o final de semana dos sonhos entre 23 e 25 de janeiro. O domingão foi de sol, calor e animação. Uma multidão coloriu o Parque Comendador Antonio Carbonari, com seus 50 mil m² cheios de alegria – tudo bem identificado no mapa do guia de bolso distribuído gratuitamente pelo JundiAqui, porque são várias as mudanças de locais em relação a anos anteriores, como a Rota da Cerveja e novidades como espaços Geek e Dicoteca.
Os registros do JundiAqui vão do som marcante da Hollyband, em fotos de Edu Cerioni, até a agitação total promovida pela Banda UTI, um no meio da tarde e outro fechando a noite.
Teve quem recorreu ao guarda-chuva, mas a maioria se refrescou com a chuvinha e dançou ao som do pop rock de Luciano Frazani e cia. A UTI fez seu som da pesada tradicional e recheado de clássicos do rock que também empolgou fãs de todas as idades.
Entre um e outro, foi lindo o Carnaval antecipado do Bloco Kekerê, com Tom Nando, Mil Taroba, Renato Vianna e batuqueiros. Vanderlei B.A. sacudiu os foliões de boca aberta ao ver toda a energia de Ignezinha do Pandeiro, do alto de seus 94 anos.
E que respeito do público foi aquele para a apresentação da renovada e afinada Banda São João Batista, do maestro Jansem Feliciano?
Quem fez barulho mesmo na Vila do Vinho foi o locutor. E foi empolgante ver a disputa pelo maior lance no Leilão das Frutas Premiadas, com dinheiro todo revertido ao Funss. A primeira-dama Ellen Camila, que cuida do fundo de solidariedade, ficou na torcida na primeira fileira e se empolgou com valores de lotes que passaram de 500, 600 reais. A seu lado, o prefeito Gustavo Martinelli, para quem a Festa da Uva já é histórica nessa edição de número 41.
O Cortejo da Uva até ficou ameaçado por conta da chuvinha, mas que parou no momento certo para encher os olhos do público com o desfile da Corte da Uva e mais a Miss Pérola Negra, dos atores da Vila Italiana, da bandinha de chão e do Grupo Folklorístico Stella Bianca, que tira do chão duas dançarinas que têm nos braços dos companheiros a certeza de um voo tranquilo e belo.
O tempo colaborou tanto que se abriu e permitiu o mágico Brinde ao Pôr do Sol, com espumantes e ao som de violino e risos.
Também abriu a roda a Tatu Capoeira Brasil. Quem lambuzou o público foi o Grupo Sol da Cidadania com seus brigadeiros de vinho deliciosos, da chef Sandra Romansini.
E pensar que ainda tem muito mais dias 30 e 31 de janeiro e 1º, 6, 7 e 8 de fevereiro.

