LOADING...

Jundiaqui

 Uva, agricultores, crianças… festança
11 de janeiro de 2024

Uva, agricultores, crianças… festança

Por Edu Cerioni

A Festa da Uva 2024 começou em grande estilo na noite desta quinta-feira (11) e segue até 4 de fevereiro para bater recorde de visitantes, de venda da fruta, de movimentação de dinheiro, de apresentações artísticas, de brindes entre amigos, de comemoração em família, de mesa farta, de alegria.

Na Cidade das Crianças, os 90 anos como Terra da Uva foi o tema do discurso animado do prefeito Luiz Fernando Machado, cada vez melhor no domínio do microfone e do público. Os minutos passam e ninguém se cansa. Arrancou aplausos ao garantir que Jundiaí é ótima para se viver porque aqui se trabalha sério e se tem um “time inteiro” que pensa no coletivo e isso a faz referência nacional em todos os indicadores.

O grandalhão Luiz só não foi tão aplaudido quanto a maior surpresa da noite, um baixinho que fez o prefeito se curvar para abraçá-lo, emocionado, várias vezes. Garoto de 10 ou 11 anos que aparece nas fotos de propaganda da festa, talvez Vitor, se não me engano e já me desculpo por não ter registrado seu nome, foi quem roubou a cena.

Falou no microfone duas vezes e foi brilhante em ambas. Fez inveja a muito político que preferiu exaltar Jesus ou cutucar adversários de outras cidades ou mesmo fazer política. O menino contou que “vim de Itatiba bebê e logo já sabia que aqui era meu lugar de futuro”. Bebê pensando assim? Pois é! Sorriso fácil, jeito meigo, conquistou a todos ao assegurar que aqui ele tem futuro sim e também presente.

Foi uma conquista sem forçar a barra, muito parecida com a que conseguiu a rainha Sabrina de Paula. Vem de família de agricultores, é simples, despojada, bela e imponente. Muitas outras rainhas e princesas também foram prestigiar a festa de abertura nesta quinta. Destaque para dona Pompéia Fabrício, que reinou em 1947 e simplesmente desfilou elegância outra vez, toda de branco. A primeira-dama Vanessa Machado fez reverência a ela.

Quem circulou por todo o gigante lugar foi a diretora de Turismo, Marcela Moro, o olhar mais atento, mais focado e discreto – mas que resolve – no Parque Comendador Antonio Carbonari. Perguntei como se sentia e a resposta foi “orgulhosa”. Esse formato de festa tem muito da MM.

Outro que usou orgulho nas palavras foi Renê Tomasetto, presidente da Associação Agrícola de Jundiaí, que colocou os agricultores em seu devido lugar: em destaque também na festa de abertura, algo inédito. Esse pessoal da roça é até certo ponto tímido, complicado de posar para foto, mas sabe apresentar uma uva inigualável.

As uvas daqui são verdadeiras vedetes, assegura Eduardo Alvarez, que comanda o Agronegócio. Ele diz que a uva Niagara Rosada Jundiahy não tem concorrência no Brasil todo em cor, sabor, perfume… Como mostra o JundiAqui em Revista, edição especial com distribuição gratuita de 20 mil exemplares, nossa uva mexe com os sentidos.

Essa comemoração de 90 anos marca a 39ª edição da Festa da Uva e 10ª Expo Vinhos de Jundiaí. O gestor de Finanças, José Antonio Parimoschi, assegura que a uva, a festa e o turismo vão movimentar a economia de Jundiaí até 4 de fevereiro.

Um registro: o Ministério da Agricultura mandou para cá Júlio Ramos, Guilherme Campos e Gilberto Kassab; representaram o Estado Roberto de Lucena, Marilia Marton e Orlando de Castro.

Vale lembrar que é a a primeira festa da Uva Niagara Rosada de Jundiahy com Indicação Geográfica (IG) pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), um luxo.

Prev Post

Veja a Revista 90 Anos…

Next Post

Festa da Uva encara de…

post-bars

Leave a Comment