LOADING...

Jundiaqui

 Com as guardiãs do crustoli
7 de junho de 2024

Com as guardiãs do crustoli

A receita passa de geração para geração e o crustoli da Festa Italiana di Jundiaí é sempre um grande sucesso. É feito de trigo, ovo, açúcar e… um pouquinho de pinga. Eis o segredo!

Nesta quinta-feira (6), a organização da festa reuniu as mulheres voluntárias do crustoli para um almoço especial, com macarrão, frango frito e polenta cremosa ou frita, além de muito molho e queijo ralado.

Explica-se: todos os outros voluntários podem comer as delícias italianas durante a festa dos sábados e domingos, mas essas senhoras não, pois trabalham durante a semana à tarde.

O almoço foi extensivo ainda para a Imprensa de Jundiaí, com a presença do JundiAqui, e trabalhadores que estão dando retoques finais na pracinha renovada em frente da Igreja Sagrado Coração de Jesus. Também foram convidados o pré-candidato a prefeito José Antonio Parimoschi e sua equipe de trabalho e a vereadora Quézia de Lucca.

O CRUSTOLI – Trigo, ovo, açúcar e pinga são misturados, sovados e cilindrados uma, duas e até três vezes. A massa, então, é cortada em tirinhas fininhas e pequenas para que seja frita em bastante óleo e ganhe cor e crocância. É rápido esse banho e na quentura de uns 180º graus.

Pelas mãos de cerca de 15 mulheres voluntárias, a maioria dedicando seu  trabalho e tempo à Igreja já há mais de duas décadas, em minutos os pacotes vão se enchendo de uma delícia que ainda ganha um toque de açúcar e de canela para se tornar a queridinha do café da tarde de maio e junho em Jundiaí.

Gostou? Tem venda neste último final de semana de Festa Italiana 2024, sábado (8) à noite e domingo (9) no almoço.

Ingredientes da massa:

1¹/² xícara (chá) de açúcar
1 ovo
2 colheres (sopa) de margarina
1 xícara (chá) de leite
5¹/² xícaras (chá) de farinha de trigo
5 ml de pinga
Óleo para fritar

Ingredientes da cobertura:

Açúcar
Canela em pó

Veja mais fotos:

Fotos: Edu Cerioni

Eu com Paromoschi e o Padre Zé, em registro de Pedro Amora

Prev Post

150 anos de imigração? Tem…

Next Post

De 8 a 14 de…

post-bars

Leave a Comment