Jundiaqui
Jundiaqui

Festa Italiana do Clube Jundiaiense tem live com receitas ao vivo domingo

Jundiaqui
14 de maio de 2020
Sandra Romansini vai ensinar os segredos para se fazer espaguete ao sugo, frango frito crocante e até uma sobremesa

"ATÉ COZINHAR MACARRÃO TEM SEGREDO? SIM, PODE ACREDITAR!"

O fim de semana de pandemia do novo coronavírus obrigou o cancelamento, mas o Clube Jundiaiense lança uma criativa ideia para manter viva sua Festa Italiana 2020: uma live no domingo, dia 17 de maio, a partir das 11 horas, com a grande chef Sandra Romansini. Ela avisa: "Prepare os ingredientes que vem coisa boa aí". E o diretor social Alexandre Torres dá uma dica: "Cozinhar acompanhado ou acompanhada é sempre melhor e de preferência tomando um bom vinho". Está feito o convite...

Ao vivo do Sítio Fontebasso - o clube segue fechado, seguindo as determinações de quarentena do governo -, essa neta de imigrantes italianos vai ensinar associados do clube e todos os interessados em aprender como se fazem três deliciosas receitas.

Uma é o espaguete ao sugo, outra o frango frito crocante a moda italiana e por fim uma panna cotta de morangos. Sandra se diz ansiosa para revelar alguns segredos que tanto fazem sucesso em seus pratos.

"Essa seria minha primeira Festa Italiana comandando todo o serviço de comida, mas não vai rolar. Foi aí que decidimos dividir histórias e segredinhos com quem está em casa. Espero que seja um domingão saboroso esse em muitos lares", diz.

Sandra vai usar uma massa fresca e mostrar tempo, quantidades e jeito certos de cozimento. O molho vai sair na hora. Ela adianta aqui: "Esqueça essa ideia de um fio de óleo ou azeite no macarrão, não funciona".

Sandra conta que não chegou a conhecer a avó Clara Antonia Bertoni, mas que teve o privilégio de curtir quando criança o nonno Antonio Romansini. Mas foi graças ao pai que pegou gosto por cozinhar. Moravam juntos e era ao lado do fogão que aconteciam as melhoras conversas, recorda. "Eu sempre fui atenta ao que ele fazia para a comida ficar daquele jeito inesquecível". Perguntada se já errou algum macarrão, ela revela: "Errei e muito, quando grudava no papo com um vinho e deixava o macarrão lá no fogo ficando papa".

A escolha de frango com macarrão é porque ela diz ser a combinação mais italiana de Jundiaí, terra que tem cerca de 70% de descendentes dos imigrantes que vieram para cá a partir do final do século 19. "Esse frango vai sair igual ao que a gente come na Festa Italiana", assegura.

A pupila de Ofélia Anunciato, da "Cozinha Maravilhosa", saudosa jornalista que fez sucesso na TV décadas atrás e deu o empurrão que Sandra precisava para decidir se profissionalizar, cursou o Instituto Culinário da América (CIA), de Nova York, e comanda requisitado buffet em eventos sociais e corporativos já há quase 30 anos na cidade.

A chef é reconhecida também por seus trabalhos voluntários e carrega a fama de não gostar de cozinhar para pouca gente e para quem não sabe comer. Quem sabe, não vai perder a live deste domingo às 11h, no Facebook do Clube Jundiaiense.

INGREDIENTES 

Confira aqui os ingredientes que serão utilizados na live com a Chef Sandra Romansini:

FRANGO FRITO CROCANTE – A moda Italiana

1 kg de cortes de frango da sua preferência
3 dentes de alho picados ou amassados
Suco de dois limões
Sal a gosto
Pimenta-do-reino preta moída a gosto
1 ovo
1 xícara de leite
1 xícara de água
Farinha de trigo para empanar
1 colher de chá de fermento em pó (opcional)
Óleo para fritar

ESPAGUETE AO SUGO

500 gramas de massa fresca
1 kg de tomate maduros, cortados em pedaços
1/4 xícara (chá) de azeite de oliva
1 colher (sopa) de manjericão picado
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
100 queijo parmesão ralado a gosto para polvilhar

PANNA COTTA DE MORANGOS

400 ml de creme de leite
400 ml de leite
1 e 1/2 xícaras de açúcar
24 g de gelatina incolor
1 fava de baunilha ou uma colher de sopa rasa de essência

CALDA
200 g de morango
1 xícara de açúcar
1/3 xícara de vinho do porto.

Fotos: João Ballas

 
Jundiaqui
Você vai
gostar de

Aventura Kids é a atração para a garotada no Maxi

Shopping traz brinquedo que estimula a coordenação motora e o equilíbrio

Juventude: O presente e o futuro da Igreja e da humanidade

Pelo Bispo Dom Vicente Costa

Rio Guapeva tem queixa de poluição

  Por José Arnaldo de Oliveira

Passarinhoooo, que foto é essa?

Registro fantástico vem das lentes de Antonio Scarpinetti, que traz graça e cor para surpreender os leitores do JundiAqui
Jundiaqui
Artigos assinados não representam a opinião do site. Esse conteúdo é de responsabilidade exclusiva de seu autor.