Jundiaqui
Jundiaqui

Prefeito diz que aula de italiano para 1.000 é só o começo

Jundiaqui
22 de maio de 2019
Il sindaco dice che lezione di italiano per 1.000 è solo l'inizio

Luiz Fernando Machado anunciou que Jundiaí estreitará cada vez mais seus laços com a Itália e garantiu que o foco é especialmente na educação e voltado para a economia, pensando no futuro do mercado de trabalho dos jundiaienses em empresas da Itália instaladas aqui ou fora.

A novidade é que a partir deste segundo semestre de 2019, cerca de mil crianças de 19 escolas municipais vão ter aulas de língua e cultura italianas. "E não se trata de saudosismo, mas visão de futuro. Nossas crianças já aprendem o português e o inglês e agora muitos terão mais um idioma no currículo, o quarto mais falado do mundo".

O programa é fruto de parceria entre a Prefeitura de Jundiaí e o Consulado Italiano, que trouxe à cidade para assinar o acordo o cônsul-geral Fillipo La Rosa.

A gestora de Educação, Vasti Ferrari Marques, comemora que foram 140 os que se inscreveram voluntariamente para o projeto-piloto. Destes, 40 foram sorteados, sendo 38 professoras e dois professores, que estão em treinamento fora de seu horário de aula e sem remuneração extra. "Vieram pelo desejo de conhecimento, de ampliar seus horizontes e dos alunos", diz Vasti.

Maria Eugênia Savietto (foto acima) é quem prepara os professores, contratada pelo Consulado. Ela, que dá aula em Jarinu, cidade na qual 100% dos alunos aprendem o idioma há anos já, lembra que aqui o italiano será inserido em diferentes situações de aula, como em geografia, história etc. "É uma sementinha que estamos plantando", acredita.

Esse começo é para alunos do 1º ao 5º anos, com idades entre 6 e 10 anos, em escolas tanto do Centro, como de bairros rurais, entre elas a Duílio Mazziero, ma Roseira, onde o italiano começou a ser ensinado mas acabou deixado de lado anos atrás.

Tânia Gurgel, diretora do departamento de Formação, lembra que o italiano tem forte ligação histórica com a cidade, por nossas raízes e pensa igual ao prefeito, que o projeto para mil crianças é só o começo.



 
Jundiaqui
Você vai
gostar de

Relembre os bons tempos de Mazzaropi em Jundiaí

Veja a divertida história desse artista que passou pela cidade com um circo e resolveu ficar mais tempo aqui

Carlos Zaik espalha a semente do cinema entre os jovens

Ele comanda o projeto “Câmera na Mão” em Jundiaí, selecionado pelo Proac

cosendo o sobretudo

Por Valquíria Malagoli

Mato Seco no Sesc nesta quinta-feira

Banda faz show “Pronto a Botar Fogo” nesta quinta-feira em Jundiaí
Jundiaqui
Artigos assinados não representam a opinião do site. Esse conteúdo é de responsabilidade exclusiva de seu autor.