LOADING...

Jundiaqui

 Você sabia que Igreja tem Livro do Tombo?
30 de maio de 2025

Você sabia que Igreja tem Livro do Tombo?

Criado ainda para servir como uma espécie de inventário da Igreja Católica no Brasil Colônia, o Livro do Tombo guarda os capítulos mais importantes da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, em Jundiaí, criada em 7 de setembro de 1952.

“Ele permite compreender o passado e isso pode ajudar em um futuro melhor ao documentar a trajetória da nossa comunidade paroquial”, acredita o pároco Giuseppe Bortolato, que ao mostrar o Livro do Tombo ao JundiAqui voltou a 1972 e sua chegada. Mais emocionado ainda ficou com o que ele mesmo anotou sobre a criação da Festa Italiana em 1988. “É um túnel do tempo que a gente entra”, compara o apelidado padre Zé.

A caligrafia muda muito nas amareladas páginas em razão do tempo, alguns mais detalhistas que outros, mas todos cientes da responsabilidade de deixar registros fiéis. “Não é lugar de fofocas, mas o que é de interesse para a caminhada da Igreja precisa ser imortalizado”.

O que escreveu nas despedidas em 1978 e 1996 ele não quis revelar, por que foram momentos de muita emoção.

Nascido na Itália, veio para Jundiaí nos anos 70 e atuou depois em Santo André, São Paulo e Rio de Janeiro. Sua terceira vez aqui na Colônia começou em 2019.

O Livro do Tombo na Colônia tem também anotações dos párocos Franscisco Dodi, Albino Vico, Reinaldo Scroccaro, Elói Della Vecchia, Carlos Cigolini e José Carlos Pedrini, além do bispo Dom Amaury Castanho em uma de suas visitas.

Prev Post

Gabinete tem livros a partir…

Next Post

Maxi: Dia dos Namorados Acelerando…

post-bars

Leave a Comment