LOADING...

Jundiaqui

 40% dos óbitos da Covid têm doença cardíaca associada e cresce oferta de eletro
16 de outubro de 2020

40% dos óbitos da Covid têm doença cardíaca associada e cresce oferta de eletro

Agora são 419 falecimentos na cidade, que viu subir em 23 os casos positivos de quinta para sexta

A Prefeitura de Jundiaí informa que, nesta sexta-feira (16), o município contabilizou mais um óbito de residente na cidade causado pelo novo coronavírus, totalizando 419 desde abril.

Trata-se de um homem, 94 anos, portador de doença cardiovascular crônica, doença que apresentaram 4 de cada dez mortos dentro da pandemia da Covid-19 na cidade.

E se por um lado a associação de problema no coração e coronavírus é fatal, de outro Jundiaí vê desde maio, quando houve a retomada gradativa da realização dos exames e consultas nas redes de atenção básica e ambulatorial, uma queda acentuada na procura por eletrocardiograma. O receio de contaminação pelo vírus fez com que muitos idosos desistissem de fazer um check-up. É por isso que a cidade amplia agora a oferta desse exame.

Em outubro, ficam abertos o Núcleo Integrado de Saúde (NIS) e as UBSs aos sábados para atender aos casos prioritários de encaminhamento para o eletro. A expectativa é realizar 2 mil exames a mais no mês.

Médicos alertam ainda que as doenças cardíacas têm os riscos intensificados com as altas temperaturas.

A Prefeitura de Jundiaí garante que o agendamento vem sendo feito pelas equipes das UBS, conforme o tempo de espera e a priorização dos casos.

A Covid-19 contabiliza um total de 13.144 casos positivos, com 12.550 recuperados e 175 ativos.

Prev Post

Dá para saber local de…

Next Post

Rap da Felicidade

post-bars

Leave a Comment