Jundiaqui
Jundiaqui

Alimentos para desportistas

Jundiaqui
1 de agosto de 2017
Por Mariana Parra

Como toda alimentação saudável a dieta para atletas/desportistas deve ser muito mais monitorada e completa. Só com uma alimentação que contemple todos os nutrientes necessários ao corpo é possível ter bons resultados durante a atividade física.

Durante o exercício sabemos que o corpo produz radicais livres, que danificam as células do corpo e, se não forem combatidos, podem levar a doenças como câncer e envelhecimento precoce. Combatemos os radicais livres com frutas, legumes e verduras, pois apresentam substâncias conhecidas como antioxidantes.

Além disso, são fontes de fibras, combatem prisão de ventre, previnem doenças como diabetes, obesidade, câncer e reduzem a absorção de gorduras e açúcares.

Fontes de minerais importantes que ajudam na contração muscular, controlam os batimentos cardíacos durante o exercício, transportam oxigênio para a musculatura, conduzem impulsos nervosos, modificam e regulam o metabolismo dos nutrientes, participam de processos de anabolismo e catabolismo dos tecidos e também são necessários para a formação dos ossos e dentes.

Como introduzir no dia-a-dia?

O ideal é que sejam consumidas, pelo menos 3 porções de frutas diferentes por dia e selecionar 3 cores diferentes de salada evitando que o desempenho físico seja prejudicado. A ausência destes nutrientes pode resultar em uma baixa da imunidade, ocasionando infecções e doenças, irritabilidade, cansaço, fraqueza muscular, cãibras e diminuição do rendimento do atletas/desportistas.

Assim as frutas, legumes e verduras também auxiliam o atleta a ter mais concentração na hora da competição, podendo diminuir sensações como estresse, cansaço, ansiedade e, a partir disso, afetar também a parte de foco na atividade realizada.

Veja este shake para dar um up antes de seu exercício, é bater tudo e se deliciar...
120ml de leite de coco DuCoco;
15gr de proteína de soja em pó;
Meio maracujá;
1 folha de hortelã;
1c de chá de canela em pó.

Mariana Parra é nutricionista clínica e esportiva
Jundiaqui
Você vai
gostar de

Esse é o cemitério visto de cima e que vai ser mapeado por drone

Desterro vai ganhar um sistema de geolocalização do controle de túmulos

Sacicrioulo traz de Campinas a “Ciência de Chico”

Banda resgata carreira de Chico Science na Quinta Livre

Bateria Azul e Branco ‘levanta até os mortos’

Turma de batuqueiros do Clube Jundiaiense ganha status de bloco com direito a festa e eleição da corte

Lápis e papel

Instrumentos de escrita são a expressão de mim mesma, diz Cláudia Bergamasco
Jundiaqui
Artigos assinados não representam a opinião do site. Esse conteúdo é de responsabilidade exclusiva de seu autor.