Jundiaqui
Jundiaqui

Bispo prepara padres para Semana Santa sem fiéis nas Igrejas de Jundiaí

Jundiaqui
30 de março de 2020
Em novo decreto, sequer concelebração por região pastoral será permitida

Na luta contra o coronavírus, a Igreja Católica vai restringindo ações que envolvam a presença de fiéis. Agora, Dom Vicente Costa, após decisão da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, reforça que todas as missas sigam sendo celebradas sem a presença dos fiéis e modifica, inclusive, orientação anterior sobre a Semana Santa.

"Seguindo as novas determinações, durante o Domingo de Ramos e o Tríduo Pascal, os padres devem celebrar privadamente; portanto, sem a concelebração por região pastoral como antes eu havia determinado, podendo apenas concelebrarem os padres que convivem na mesma Paróquia", avisa.

O Bispo Diocesano de Jundiaí diz ainda que presidirá celebrações na Catedral Nossa Senhora do Desterro acompanhado somente de padres que lá exercem seu ministério presbiteral.

Durante o Tríduo Pascal, haverá a intenção especial pela saúde dos povos na Oração Universal diante da pandemia que atravessamos. "Pensa-se também de colocar no site da Diocese um modelo para a celebração simples da Ceia Judaica que cada família possa realizar em seu lar, em preparação ao Tríduo Pascal".

E completa: "Quanto ao cuidado dos mais vulneráveis, façamos todos os esforços possíveis para não os deixarmos sem a nossa assistência. Enquanto Diocese, queremos nos colocar à disposição das autoridades públicas para acolher as necessidades de cada município e colaborar em tudo o que for possível, como por exemplo, oferecendo as estruturas físicas de nossas Paróquias e das Casas de Retiros".

DATAS

A Semana Santa, segundo a tradição da Igreja Católica Romana, começa com o Domingo de Ramos, quando Jesus entra em Jerusalém e é recebido com folhas de palmeira, este ano em 5 de abril. A Páscoa é dia 12.

Foto: A Catedral de Jundiaí refletida em poça d'água de Julio Montheiro
Jundiaqui
Você vai
gostar de

Triste gente desmemoriada

Por José Renato Nalini

Vá pro Refogado do Sandi com a letra do samba na cabeça…

É de autoria de Edu Cerioni, do JundiAqui, e Tom Nando, do Trio em Transe

Once upon a time

Por Valquíria Malagoli

Estudo de “estradas-parques” é iniciado pela Serra do Japi

Por José Arnaldo de Oliveira
Jundiaqui
Artigos assinados não representam a opinião do site. Esse conteúdo é de responsabilidade exclusiva de seu autor.