Dia 24 tem “mamaço no parque”
Mães e seus bebês fazem um mamaço no Parque da Cidade, no dia 24 de agosto, a partir das 9 horas. O ato público em que mães amamentam livremente seus filhos, simboliza a importância do aleitamento materno e da rede de apoio.
Organizado pela enfermeira obstetra Leandra Galvão e pela consultora de amamentação Jessica Pereira, a ação faz parte do Agosto Dourado, mês de incentivo à amamentação.
“Vai ter roda de escuta materna, apoio, afeto e troca de informações”, afirma Leandra. O encontro terá, ainda, piquenique.
“Nós, profissionais da amamentação, nos unimos para mostrar que nenhuma mãe e nenhum pai estão sozinhos”, completa Jessica.
Pelo livre amamentar
Em 2018 e 2019, Jundiaí realizou mamaços com dança materna, roda de conversa e exposição fotográfica sobre o tema no Jardim Botânico e as mães amamentando seus bebês brilharam na comissão de frente do Refogado do Sandi, no jubileu de prata do tradicional bloco carnavalesco da cidade.

O município chegou a receber o selo da campanha Amamente Livre, iniciativa para comércios, empresas e instituições dispostas a apoiar a amamentação. A campanha foi uma iniciativa da rede de apoio materno Roda Bebedubem, em parceria com a organização belga De Bakermat – Centro de Especialização para Cuidados de Maternidade.
Amamentação no mundo e no Brasil
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), aproximadamente 6 milhões de vidas de crianças são salvas a cada ano por causa do aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de vida.
De acordo com o Ministério da Saúde do Governo Federal, o Brasil vem evoluindo nas taxas de amamentação ao longo das décadas, mas ainda está abaixo do recomendado.
Inscrições: clique aqui
Foto: Reprodução Agência Brasil/Fernando Frazão
