LOADING...

Jundiaqui

 Escultura polêmica deixa o Centro
20 de outubro de 2025

Escultura polêmica deixa o Centro

A partir da próxima terça-feira (21), às 20h, começam as intervenções para a retirada do monumento “As Esquadras”, popularmente conhecido como “Caravelas”, localizado na Praça Governador Pedro de Toledo, em frente à Catedral Nossa Senhora do Desterro, no Centro de Jundiaí. Vai passar por reforma e ganhar novo lugar: o Parque da Cidade.

A remoção simboliza o início das ações de revitalização que abrangem urbanismo, zeladoria, mobilidade e valorização do espaço público. A iniciativa é coordenada pelo Grupo de Trabalho (GT) do Centro, que reúne 13 secretarias da Prefeitura Municipal dedicadas ao planejamento e execução de políticas públicas para a melhoria da região central.

Inaugurada em 2000, em homenagem aos 500 anos do Brasil, a escultura nunca foi uma unanimidade na cidade, pelo contrário, sempre provocou polêmicas, a maioria das pessoas não tendo boa impressão dela.

A previsão é que o processo de remoção dure entre oito e dez dias.

Prev Post

Dia do Médico: Unimed terá…

Next Post

Festa elegante, badalada e divertida…

post-bars

One thought on “Escultura polêmica deixa o Centro

Regina Kalmansays:

Desde que foi montada, em 2000, na Praça Gov. Pedro de Toledo, foi motivo de discussão. Usada como brinquedo por crianças e ocupando muito espaço – na mesma praça que já teve, inclusive, um chafariz – acabou poluindo visualmente o lugar. Inicialmente era para ser uma escultura menor, mas foi feita em tamanho desproporcional ao local em que estava. Na época, como cidadã, publiquei minha opinião sobre esse erro no “Jornal de Jundiaí”.

Responder

Leave a Comment