
FENS nos Bairros já gera expectativa de negócios
A FENS (Feira do Empreendedor, Negócios e Serviços) ganha edições descentralizadas. A estreia é na região Oeste, a maior da cidade, com mais de 140 mil habitantes e duas dezenas de bairros, como Medeiros, Almerinda Chaves, Fazenda Grande, Novo Horizonte e vizinhanças. Vai ser nos dias 6, 7 e 8 de outubro, no estacionamento coberto da Paróquia São João Bosco, no Eloy Chaves.
O anúncio foi feito na noite desta quarta-feira (26), pelos gestores de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, e de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Cristiano Lopes, em reunião com empreendedores no salão da paróquia.
Parimoschi lembrou que, no início do ano, esteve na paróquia para as comemorações do padroeiro. “Perguntamos ao padre Michael se ele toparia fazer uma feira aqui e ele nos disse que a paróquia está sempre aberta à população. Acredito muito na oportunidade, que ajuda as pessoas a se desenvolverem, pessoal e profissionalmente. E nós, enquanto poder público, estamos estimulados a construir esse cenário aos empreendedores, para que eles prosperem cada vez mais. A FENS vai para a sua terceira edição com números que demonstram isso: público de mais de 30 mil pessoas nas duas primeiras edições e um faturamento total que já superou os R$ 2 milhões”.
“A FENS nos Bairros tem tudo a ver com o trabalho de valorização dos pequenos e microempreendedores que vivem ali”, destacou Cristiano Lopes.
Cristiano diz que a feira abrirá um novo ambiente de negócios nos bairros e que essa movimentação financeira tem tudo para tirar empreendedores da informalidade e também gerar mais empregos. “A ideia é que as pessoas conheçam o potencial de comércio e serviços da região em que vivem, consumindo mais no próprio bairro. Além disso vamos capacitar as pessoas e cadastrar currículos”.
O gestor explica: “Sair da informalidade dá tranquilidade e abre possibilidades de participação em projetos públicos, como buscar financiamento junto ao Banco do Povo, com taxa de 0,35% ao mês. São 70 reais mensais”. Ele diz que são cerca de 30 mil MEIs na cidade, mas que somente pouco mais de 20% delas cadastradas no município.
A Unidade de Gestão de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, responsável pela FENS, deve anunciar em breve como os empreendedores da região Oeste devem proceder para realizar a inscrição. Para mais informações, o telefone é o (11) 4589-8545.
Profissões – Antes da FENS nos Bairros, Cristiano Lopes e equipe vão realizar a 1ª Feira das Profissões e Tecnologia, entre os dias 14 e 16 de setembro, no Parque Comendador Antônio Carbonari (Parque da Uva).
A iniciativa visa dar oportunidade aos jovens que buscam definir qual caminho profissional querem tomar após a conclusão do ensino médio. Faz parte, também, das ações propostas pelo programa Jundiaí Empreendedora no que diz respeito à empregabilidade no município.
Um destaque na feira será o perfil profissional interativo, que vai permitir ao visitante descobrir aptidões e interesses profissionais. “Esse teste, baseado em questionários e atividades práticas, ajudará os jovens a identificar áreas de atuação que estejam alinhadas com habilidades e paixões”, comentou Parimoschi.
“Vai reunir grandes empresas, como a FEMSA, por exemplo, universidades e faculdades, startups e escolas profissionalizantes. Os visitantes terão a oportunidade de participar de workshops, palestras e demonstrações práticas, ministradas por profissionais renomados de diversas áreas. Essas atividades permitirão que os visitantes conheçam de perto as rotinas de trabalho, os desafios e as recompensas de diferentes profissões, despertando seu interesse e curiosidade”, completa Cristiano.