Jundiaqui

Jundiaí em 17º no país com mais marcas diferentes de franquias

Jundiaqui
23 de novembro de 2017
Cidade é destaque pela diversidade de ofertas e porta de entrada da interiorização do franchising

Jundiaí aparece em 17º lugar no ranking nacional das cidades que têm mais marcas diferentes de franquias. Não significa mais franqueados, mas sim diversidade nas ofertas. São 271 marcas até o final do primeiro semestre deste ano, quando foi fechada a pesquisa, ante 231 em 2016, aumento de 17%. Veja:Levantamento da ABF – Associação Brasileira de Franchising mostra que Jundiaí  abre as portas do que chama de interiorização do franchising, dada a intensa movimentação no Interior paulista.

Das 30 cidades brasileiras com maior número de marcas de franquias presentes, 19 são capitais. Entre os 10 municípios com maior número de marcas, apenas Campinas não é capital. No entanto, entre as 10 cidades que apresentaram maior crescimento de número de redes no primeiro semestre, 4 não são capitais: além de Campinas, figuram São José dos Campos e Jundiaí e a mineira Uberlândia.

“Atribuímos este movimento a três fatores: a continuidade do aparecimento de novas marcas, a aceleração do processo de inovação e a redução do aluguel de imóveis (e outros custos administrativos). Este último fator foi especialmente importante, pois reduziu os custos de ingresso em mercados com grande potencial de consumo, por mais que as condições macroeconômicas não sejam ainda tão positivas”, explica Vanessa Bretas, gerente de inteligência de mercado da ABF.

O movimento de interiorização das redes de franquias se reflete mais fortemente no interior do Estado de São Paulo – 9 das 11 cidades que não são capitais entre as 30 com mais marcas são paulistas (as exceções são Uberlândia e Niterói).

“Além da força econômica, isto se deve ao fato de que uma grande parcela das redes franqueadoras tem suas sedes no Estado de São Paulo, portanto a expansão em municípios próximos é um movimento natural na busca de novos mercados”, afirma Altino Cristofoletti Junior, presidente da ABF.

Não foi divulgado quantos franqueados existem hoje em Jundiaí, de certo ela não aparece no ranking das 30 primeiras - que tem São Paulo com mais de 11 mil negócios desse tipo divididos entre 711 marcas diferentes. De certo ainda que soma menos do que 512, a marca de Cuiabá, 30ª colocada. Veja:

Em tempo: Estamos aguardando retorno da ABF com dados sobre a posição nacional de Jundiaí em unidades de franqueados.

E mais: A sugestão de pauta partiu da equipe de jornalismo da TVTEC.
Você vai
gostar de

Eusébio Santos: de volta do Chuí, com pinhão e amigos

Coordenador do Celmi e Celeti comemora retorno a Jundiaí com churrasco

Se a vida te der ovos, faça um omelete!

Por Vera Vaia

Natura relembra Erazê em noite da melhor MPB

Bar, boa música e amigos era tudo que o criador do Refogado mais gostava e foi assim a festa em sua memória

Livros sobre lendas japonesas e ciência no cotidiano têm lançamento

  Um é para o público infantil e reúne André Kondo e Maurício de Sousa, outro tem a participação de Carlos Orsi
Artigos assinados não representam a opinião do site. Esse conteúdo é de responsabilidade exclusiva de seu autor.