LOADING...

Jundiaqui

 Jundiaí entristecida com incêndio do Vesúvio
1 de agosto de 2023

Jundiaí entristecida com incêndio do Vesúvio

Agosto começou com uma notícia triste que mexe com moradores de Jundiaí e de toda a região: o incêndio que destruiu completamente o Vesúvio Pizzaria e Restaurante, no final da rua do Retiro, com seus mais de 800 lugares e tradicional há 36 anos.

O fogo se espalhou rapidamente na manhã desta terça-feira (1º), por volta das 6h30, chamando a atenção de moradores de prédios vizinhos e de quem passava pela Vila das Hortênsias. São diversos os vídeos que circulam pelas redes sociais mostrando as labaredas e a fumaça que foi vista a quilômetros de distância.

O Corpo de Bombeiros contou com a ajuda de caminhões-pipa da DAE e conseguiu controlar o incêndio por volta de 8 horas. Ninguém ficou ferido. Segundo o site da TV Tec, Mateus e Helena de Souza, os proprietários, estavam na pizzaria e conseguiram escapar ilesos, junto com uma das filhas. Não se sabe ainda como o fogo começou. (Na foto abaixo, os dois com o casal Antônio e Célia Cordone, em maio último).

Não há informações sobre seguro do prédio, mas quem conhece o casal e sabe de todos os desafios superados nos últimos anos, não tem dúvida de que terá garra para recomeçar. Mateus, por exemplo, ficou 120 dias afastado por conta da Covid-19 em 2021 (veja como foi seu retorno festivo em setembro), boa parte do tempo na UTI.

O Vesúvio foi aberto em 1987 e com o tempo se tornou a pizzaria mais conhecida de Jundiaí, a pioneira com seu forno a lenha. Muito do sucesso também foi graças a outra novidade que Mateus e Helena trouxeram para a cidade: o rodízio de pizza. A casa começou com um espaço para 60 lugares e cresceu na mesma proporção em que fez fama e conseguia receber com conforto mais de 700 clientes simultaneamente – e outros 140 lugares do Salão Veneza para eventos, ambiente climatizado.

O orgulho de Helena era contar dos 80 tipos diferentes de pizza, uma delas chamada À Mateus. Também funcionava como restaurante cheio de opções, com churrasco, mesa de frios e saladas, caldos, sopas e muitas massas. O Vesúvio emprega quase uma centena de colaboradores, entre fixos da casa e free lancers de final de semana.

Religiosos, Mateus e Helena, que acabaram de voltar de viagem pela Espanha, onde foram visitar filha e netos, mantinham uma capelinha interna com imagens de santos, entre eles a de Nossa Senhora Aparecida. Ali tudo também foi consumido pelo fogo, mas em outro canto da pizzaria um oratório de madeira que guardava em seu interior duas outras imagens da Padroeira do Brasil resistiu, assim como algumas cadeiras

O Vesúvio é parceiro do JundiAqui em Revista e do Jornal Tutto È Festa, publicações do JundiAqui. Veja algumas fotos de nosso arquivo:

Fotos: Incêndio é reprodução Facebook e do Vesúvio de Edu Cerioni

Prev Post

Centenário com bate-papo sobre Maria…

Next Post

Até outubro tem mostra sobre…

post-bars

Leave a Comment