LOADING...

Jundiaqui

 Jundiaí protesta: Expresso Trem Turístico virá só uma vez ao mês para cá
22 de agosto de 2019

Jundiaí protesta: Expresso Trem Turístico virá só uma vez ao mês para cá

De três sábados, CPTM diminui para um só o trajeto feito há 10 anos; diretora de Turismo fala em muitos prejuízos

Edu Cerioni

Depois de dez anos nos trilhos três sábados por mês (a exceção era sempre o segundo), o Expresso Trem Turístico, que traz para cá, via CPTM, passageiros de São Paulo, encolhe a partir de setembro. A companhia resolveu focar na viagem para o outro lado dos trilhos, entre a Luz e Paranapiacaba, reduzindo a oferta até a Estação Jundiaí, pioneira nesse tipo de viagem.

A diretora de Turismo da Prefeitura de Jundiaí, Marcela Moro, disse que a companhia nem informou que faria a mudança, que é prejudicial para Jundiaí e toda a região. “Vamos brigar para que o Expresso siga como sempre foi”, avisa.

Marcela lembra que o Expresso é um produto turístico consolidado ao longo desses 10 anos e que a redução de viagens terá um impacto econômico muito ruim. “As agências receptivas vão ter muitos prejuízos e isso se estende para a cadeia turística como um todo, com restaurantes, adegas etc”.

Ela protesta: “As modificações foram feitas pela CPTM, que ignorou toda a história pioneira de Jundiaí, que construiu junto com o Governo do Estado esse Expresso Turístico que movimenta todo o Circuito das Frutas”.

Agora em agosto ainda são mais duas chegadas, nestes dias 24 e 31. Se nada mudar, em setembro será apenas dia 7 e em outubro, só no dia 5 – não foi lançado no site da empresa ainda o calendário de novembro em diante.

Vale destacar que só a agenda e vendas de bilhetes foram atualizados, porque no restante do site as informações seguem como se nada tivesse mudado.O trajeto tem partida às 8h30 na Estação da Luz e retorno às 16h30 na Estação Jundiaí, viagem que é feita por vagões confortáveis e puxados por uma charmosa locomotiva da década de 50 que foi totalmente reformada.

Esse enxugamento ocorre meses depois da morte de José Luiz Rizzato, dono da Rizzatour Operadora Receptiva Regional, em maio, ele que foi o grande batalhador do Trem Expresso Turístico.

Colaborou: José Arnaldo de Oliveira. Foto: Divulgação

 

Prev Post

Portão de cobre com anjos…

Next Post

O presidente “enfezado”

post-bars

Leave a Comment