Jundiaqui
Jundiaqui

Outubro Rosa alerta: sobram 600 vagas para mamografias ao mês aqui

Jundiaqui
1 de outubro de 2019
Giumara lembra que nos últimos 4 anos de batalha perdeu seis amigas; exame é fundamental na guerra contra o câncer de mama

Na foto acima, Giumara Pagano aparece careca e sorridente, mas por dentro carrega a dor de ter visto amigas perderem a batalha para o câncer de mama. Neste Outubro Rosa, mês dedicado à prevenção dessa doença, ela escreveu: "Me sinto Feliz e Grata a Deus e todos os Anjos que me foram enviados por Deus, meus Médicos, minhas companheiras de batalha, que riram, choraram junto a mim... minha gratidão ao Universo por estar iniciando mais esse Outubro Rosa viva e saudável; sinto pelas Amigas do Peito que partiram, foram 6 nesses 4 anos de batalha, mas Deus é mais e não sejamos egoístas: se for para ficar aqui sofrendo, que partam para a paz de Deus... a mim resta Gratidão a Deus e a todos que cruzaram meu caminho..."

O depoimento no Facebook é para alertar as mulheres de Jundiaí sobre a importância de se fazer a mamografia.

A Prefeitura de Jundiaí informou que o câncer de mama matou 31 mulheres entre janeiro a agosto de 2019, que eram atendidas no Ambulatório de Saúde da Mulher. Muitas outras seguem em atendimento e um número grande vive normalmente depois do tratamento.

A preocupação é que mensalmente sobram mais de 600 vagas do exame de mamografia na cidade. Exames gratuitos que não são realizados porque as mulheres simplesmente não procuram as unidades de saúde.

“Entre o diagnóstico até o início do tratamento, Jundiaí atende às diretrizes do Ministério da Saúde (MS), cumprindo o prazo máximo de 60 dias. Outro ponto importante a ser destacado é o acesso, já que a solicitação dos exames de mamografia podem ser feitos por enfermeiros e médicos da Atenção Básica, no entanto, nem todas as mulheres buscam o serviço. O exame é o principal caminho para o diagnóstico”, comenta o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Tiago Texera.

Na foto abaixo, Giu em festa do Bloco da Ponte Torta com o Trio em Transe, no Villa Pizza Bar... deixa a vida me levar, vida leva eu...

 

 
Jundiaqui
Você vai
gostar de

O abandono do SUS. Calamidade bate à porta

Por Wagner Ligabó

Peama coloca seus atletas na dança no Polytheama

JundiAqui traz em fotos de Lucimara de Paula um pouco da beleza do 9ª Mostra de Danças 2019

Internet com calor humano gera homenagem da Câmara ao JundiAqui

Às vésperas de completar 5 anos gerando conteúdo e mostrando a cara do jundiaiense, site recebe congratulações

Atualizemo-nos na era digital

Por José Renato Nalini
Jundiaqui
Artigos assinados não representam a opinião do site. Esse conteúdo é de responsabilidade exclusiva de seu autor.