
Rota Afro: caminho de resgate histórico
A Rota Turística Afro conta agora com guias formados, agências cadastradas e catalogou grupo de empreendedores do município para que mais gente conheça o chamado Circuito da Memória da População Negra em Jundiaí, um trabalho que visa a conscientização da importância histórica do negro para o desenvolvimento da cidade e um alerta antirracista.
O caminho passa desde pontos do Centro, como o agora fechado Gabinete de Leitura Ruy Barbosa e segue pela Praça do Coreto, Catedral, Espaço Expressa, Clube 28 de Setembro e vai ao Espaço África do Jardim Botânico.
Nova rota da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo, Marcela Moro ressaltou sua importância: “Tem-se falado muito de apagamento histórico do papel do negro, no entanto saímos daqui com outra mensagem: a de Jundiaí como uma cidade múltipla e diversa. A partir de hoje, passaremos a reescrever a história de Jundiaí e da comunidade negra em nossa cidade”.
No site da Rota Turística Afro você confere opções de visitas, gastronomia e hospedagem etc. Já os interessados no Circuito da Memória da População Negra devem ficar atentos à agenda de passeios, o próximo neste 24 de maio.