
Semana do Agricultor começa com bênção
As comemorações da Semana dos Agricultores de Jundiaí começaram nesta noite de segunda-feira com missa. Foi na capela de São José da Pedra, celebrada pelo padre Renan e marcada pela reverência a Santo Izidoro, protetor dos que tiram seu sustento da terra.
Muitas famílias dos que cultivam uva, pitaia, pêssego, goiaba, caqui, flores, legumes e verduras foram parabenizadas pelo prefeito Gustavo Martinelli, que destacou a importância da agricultura para a economia de Jundiaí. “A permanência das famílias no campo se traduz em números que ajudam a destacar nossa cidade no cenário nacional, como a 18ª economia do país e a sétima do Estado”.
A festa foi organizada por Marcela Moro, gestora de Agronegócio, Abastecimento e Turismo, em parceria com o pessoal da Associação Agrícola de Jundiaí, comandada por Renê Tomasetto.
Ela destacou que “os produtores rurais abençoam nossa terra e produzem saúde para a cidade”. E contabiliza: “A atividade agrícola encontrou em Jundiaí uma terra fértil para a geração de trabalho e renda. São mais 190 quilômetros quadrados de área cultivada, com mil e quinhentas propriedades rurais ativas, a maioria no formato da agricultura familiar. É Jundiaí ocupando a 3ª posição no Ranking Município Agro”.
Ele lembrou que o agricultor é antes de tudo um forte e que já tivemos épocas difíceis que foram superadas com união e trabalho e agora não será diferente, referindo-se aos problemas que o país enfrentará por conta da tarifa imposta pelos EUA aos produtos nacionais. “Mas aqui para o jundiaiense creio que será um tempo de pequena dificuldade e que logo tudo voltará ao normal”.
Veja fotos da missa e da festa saborosa que se seguiu, com cada família oferecendo um prato de salgado ou doce, além do bolo:
Nesta terça (29), a programação terá a partir das 9h o Encontro das Mulheres Agro na Chácara Morada Mediterrânea, com workshop. Às 18h tem reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural no auditório do Paço.
Na quarta, às 9h, Martinelli recebe os agricultores para um café da manhã. Às 13h, tem treinamento de prevenção e combate a incêndios em áreas rurais no Centro de Engenharia e Automação do Instituto Agronômico.
Na quinta (31), a partir das 9h, tem palestra sobre novas tecnologias envolvendo tratores elétricos para uso no campo, no Paço. Ali na sexta (1º), às 15h, os agricultores vão saber mais sobre segurança de barragens.