
Trem até Campinas é para 2029
O Governo do Estado de São Paulo apresentou regras para os trens de passageiros entre São Paulo e Campinas, com previsão de leilão da chamada concessão patrocinada para 28 de novembro próximo, na Bolsa de Valores de São Paulo.
O Trem Expresso contará com 101 km de extensão, entre São Paulo e Campinas, com uma parada única em Jundiaí. O prazo para entrar em funcionamento é até 2031.
Já o Trem Intermetropolitano terá 44,4 km de extensão ligando a Estação da Luz a Campinas e com paradas em Jundiaí, Louveira, Vinhedo, Valinhos e Campinas. É para sair até 2029.
Aqui na cidade será possível desembarcar e pegar a Linha 7-Rubi atendendo Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista, Caieiras, Franco da Rocha, Francisco Morato e até a Estação Barra Funda, na Capital.
De acordo com a proposta enviada ao Governo do Estado pela Prefeitura de Jundiaí, serão 17 intervenções iniciais necessárias, com transposições que compreendem um traçado que vai do limite do município de Várzea Paulista a Louveira, passando pela Vila Arens, onde está a estação de trem, que passará por obras estruturais e que deverão ser executadas pela vencedora da licitação.
As intervenções viárias compreendem a readequação da rotatória junto à rua Aristeu Dagnoni e ampliação das passagens inferiores na avenida Navarro de Andrade com avenida Carlos Martins e a que interliga a rodovia Geraldo Dias à avenida Nicola Accieri. Também existe a previsão municipal de ser criado mais um ponto de parada de trens no município, esse na região Norte. Região Norte é para os lados de Rio Acima, Jundiaí-Mirim, Corrupira, Champirra e vizinhanças.