LOADING...

Jundiaqui

 É Dia do Rio Jundiaí, longe dos primeiros lugares na eleição das nossas Maravilhas
23 de setembro de 2020

É Dia do Rio Jundiaí, longe dos primeiros lugares na eleição das nossas Maravilhas

Finalista do concurso promovido pelo JundiAqui com apoio da ACE precisa de seu voto

O 23 de setembro marca o Dia do Rio Jundiaí, um dos finalistas da eleição “As 7 Maravilhas de Jundiaí”, que tem realização do JundiAqui e apoio da ACE – Associação Comercial e Empresarial. Vital para nossa cidade, ele está longe dos mais votados até agora: ocupa o 12º lugar entre 17 candidatos – clique aqui para votar.

O rio vem passando por uma transformação importante e ficando mais limpo nas últimas décadas – o processo de despoluição começou em 1984 e em 2017 passou para a chamada Classe 3, o que resultou na volta de peixes e com eles também de aves. Foi a partir do momento em que o esgoto parou de ser jogado no rio que ele passou a se autodepurar.

Maior em tamanho e extensão no nosso território, o rio tem seu nome originado do tupi-guarani (“yundiá”, que significa “rio dos bagres” – “Jundia” = bagre e “Y” = rio). O peixe jundiá é uma espécie de bagre. O rio tem 123 km – 28 dentro da cidade de Jundiaí – e sua bacia possui uma área de 1.114 km².

O rio Jundiaí nasce em Mairiporã, passando por Campo Limpo Paulista, Várzea Paulista, Jundiaí, Itupeva, Indaiatuba e Salto, desaguando no rio Tietê, nesta última cidade.

ELEIÇÃO

No aniversário de 6 anos do JundiAqui, você é convidado a ajuda a eleger seis de “As 7 Maravilhas de Jundiaí”. Uma já está definida, cravada no coração jundiaiense: a Serra do Japi.

Essa nossa “muralha verde” foi indicada por 100% dos participantes de uma enquete de  pré-seleção promovida pelo site, assim se transformou automaticamente em hors concours e como nossa primeira maravilha.

Outros patrimônios materiais ou imateriais foram citados na pesquisa preliminar. Os mais lembrados e que estão agora na disputa, além do Rio Jundiaí, são: Teatro Polytheama, Catedral Nossa Senhora do Desterro, Parque da Cidade, Sesc, Refogado do Sandi, Uva (e sua Festa), Festa Italiana, Avenida 9 de Julho, Zé Carioca, Paulista Futebol Clube, Baile do Havaí do Clube Jundiaiense, Ponte Torta, Coxinha de Queijo, Mata Ciliar, Solar do Barão e Romarias.

“As 7 Maravilhas de Jundiaí” vão ganhar destaque no site durante outubro, na nossa festa virtual de aniversário.

 

 

 

 

Prev Post

20% ocupação de leito de…

Next Post

Crônica da Cozinha – Confesso…

post-bars

Leave a Comment