Jundiaqui
Jundiaqui

Em 1818 Jundiaí já mostrava sua vocação…

Jundiaqui
7 de junho de 2017
... para centro logístico e industrial, como mostra Vivaldo José Breternitz nessa viagem pelo tempo

Carl Friedrich Philipp von Martius (1794 - 1868) era um médico alemão com interesse muito grande pela botânica. Seu amigo, Johann Baptist von Spix (1781 - 1826), também alemão, era um zoólogo.

Em 1817, Spix e Martius foram convidados para realizar uma expedição ao Brasil, com o objetivo de descrever nossa fauna e flora.

Fazia parte da Missão Artística Austro-Alemã um grupo de artistas e cientistas que acompanhou a princesa Leopoldina, que vinha para o Brasil para se casar com o futuro imperador Dom Pedro I.

A viagem pelo país, que terminou em 1820, foi descrita em um livro detalhado e interessante, o "Reise in Brasilien" ("Viagem pelo Brasil") - foram milhares de quilômetros, visitando São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Piauí, Maranhão, Pará e Amazonas.

Em 1818, Martius e Spix passaram por nossa cidade, que descreveram como "um pequeno povoado em uma colina baixa, que só é importante por sua situação favorável para o comércio do sertão. Todas as tropas que partem da Capitania de São Paulo para Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Cuiabá, são aqui organizadas. Os habitantes possuem grandes manadas de mulas, que fazem essas viagens algumas vezes por ano. O fabrico de cangalhas, selas, ferraduras e tudo que é necessário para equipamento das tropas, assim como o incessante vaivém das caravanas, dão ao lugar feição de atividade e riqueza, e, com razão, dá-lhe o título de porto seco. Daqui partem as estradas trilhadas para as Províncias acima citadas”.

Nossa cidade já mostrava sua vocação como centro logístico e industrial.

Vivaldo José Breternitz, do blog Jundiahy Antiga

Jundiaqui
Você vai
gostar de

Tem Encontro do Clube do Carro Antigo de Jundiaí

  Vai ser no Parque da Uva, pelo 36º ano seguido e cheio raridades

Mais regras: blocos com desfile máximo de 6 horas

Jundiaí terá só dez dias possíveis para promover a folia

Safari Club no Maxi a partir desta quinta

Tem leão, elefante, jacaré, hipopótamo e girafa em piscinas de bolinhas no shopping

Jundiaí tem pior índice de isolamento do Estado todo

Geral em São Paulo é preocupante em 43%, mas na cidade a situação é ainda pior com 34%
Jundiaqui
Artigos assinados não representam a opinião do site. Esse conteúdo é de responsabilidade exclusiva de seu autor.