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Em janeiro de 1940 teve início a construção da Via Anhanguera

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25 de janeiro de 2020
Foi neste dia 25, que marca o aniversário de São Paulo; estrada ajudou a desenvolver Jundiaí

A Via Anhanguera completa 80 anos desde o início de suas obras, que culminaram em 1948 como a abertura do primeiro trecho entre São Paulo e Jundiaí e desta cidade para Campinas em 1950. Hoje são mais de 380 mil viagens por dia, em média, na estrada que desbrava todo o Estado de São Paulo até Minas Gerais.

A rodovia desempenha um papel importante como indutora do desenvolvimento de dezenas de cidades.

Veja alguns dados históricos:

1936 – Plano Rodoviário elaborado pelo DER-SP classifica como fundamental para a manutenção do crescimento econômico do Estado a construção de duas rodovias, que deveriam se chamar Anchieta (São Paulo-Santos) e Anhanguera (São Paulo-Campinas)

1937 – Estudo viário constata inviabilidade na aplicação de melhorias e aumento de capacidade da Estrada São Paulo-Campinas – decidido então a construção de uma rodovia inteiramente nova

25 de janeiro de 1940 – Início das obras da Via Anhanguera

22 de abril de 1948 – Inauguração da Via Anhanguera, ainda apenas com a pista simples totalmente pavimentada entre São Paulo e Jundiaí

1950 – Entrega da primeira pista pavimentada entre Jundiaí e Campinas da Via Anhanguera

1953 – Entrega da duplicação da Via Anhanguera entre São Paulo e Jundiaí

1961 – Entrega da duplicação da Via Anhanguera entre Jundiaí e Campinas

1970 – Via Anhanguera já possui 420 km pavimentados de São Paulo a Ituverava, dos quais 152 km de pista dupla, de São Paulo até Limeira

Agosto de 1999 – Inauguração da remodelação do trevo de Campinas, no km 92 da Via Anhanguera, entroncamento com a rodovia Santos Dumont

28 de janeiro de 2000 –Inauguração da nova ponte sobre rio Piracicaba, no km 130 da Anhanguera, com 115 metros de comprimento

Julho de 2002 – Inauguração do trevo do km 120 da Via Anhanguera, em Americana, no acesso à Rodovia Luiz de Queiroz (SP 304)

2003 – Inauguração do novo trevo do km 107 da Anhanguera, em Sumaré

2007 – Início das obras do Complexo Anhanguera, na chegada da rodovia à São Paulo, na Marginal Tietê, visando reduzir os altos índices de congestionamento observados principalmente nos horários de pico

Julho de 2008 –Inauguração do trevo do km 103 da Anhanguera, em Campinas, com a construção de cinco novos viadutos, passagem de pedestre em viaduto com proteção de barreira de concreto, implantação de 1,5 km de pista marginal, de 9 alças direcionais, além do alargamento de viaduto existente

13 de maio de 2010 – Inauguração de novos viadutos e pistas marginais entre os quilômetros 92 e 98 da Via Anhanguera (SP 330), em Campinas

Março de 2014 – Liberação ao tráfego de pista marginal do km 89 ao 92 da Via Anhanguera (SP 330), sentido Norte (Interior).

25 de setembro de 2014 – Liberação ao tráfego de mais 23 novos quilômetros de pistas marginais, entre os 110 e 120 (pistas norte e sul) e 89 ao 92 (pista sul) da Via Anhanguera (SP-330).

7 de maio de 2015 – Inauguração de implantação de terceiras faixas entre os quilômetros 128+000 ao 128+670 e km 140+000 ao 147+000 na pista sentido Norte (Interior) e do km 138+300 ao km 147+000 na pista sentido Sul (Capital).

5 de maio de 2016 – Inauguração da implantação de terceiras faixas entre os 128 ao km 138+300 na pista sentido sul (interior-capital) e do km 128+670 ao km 140 na pista sentido norte (capital-interior).

Abril de 2016 – Início das obras do Complexo Viário de Jundiaí

Novembro de 2017 – Inauguração da primeira fase do Complexo Viário de Jundiaí, com a implantação de dois viadutos, ponto de ônibus e ampliações/ordenações nas vias marginais sentido sul.

Abril de 2018 – Inauguração da segunda fase do Complexo Viário de Jundiaí – com a implantação do novo Viaduto das Valquírias, na altura do km 58+900 da rodovia. Esta transposição, que liga as avenidas Osmundo Pelegrini e Jacyro Martinasso, resultou em uma nova interligação entre os bairros Medeiros, Eloy Chaves e Fazenda Grande ao centro de Jundiaí. Também foram realizadas melhorias nas vias marginais da rodovia, entre os quilômetros 58+400 e 60+200 da pista norte (sentido capital-interior) e construção de uma passarela.

 
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