
Jura chega aos 60 anos como sapateiro
Jurandir Boni, o Jura, completa 60 anos como sapateiro no Vianelo. Ele tem 76 anos e é o mais antigo da profissão em atividade em Jundiaí. Até quando vai seguir? Ele diz que não pensa em parar, mas reconhece que as dores nos joelhos já começam a pesar no dia a dia.
É na Avenida Doutor Odil Campos Saes, às margens do Rio Guapeva, que Jura trabalha desde a adolescência, primeiro ajudando um amigo que lhe ensinou a profissão. Virou dono do próprio negócio em meados dos anos 60. “Meu negócio eu abri oficialmente em 5 de janeiro de 1967, mas comecei antes”, conta.
A sapataria exibe equipamentos de décadas passadas, como a máquina de costura e a polidora, além de prateleiras recheadas de sapatos, botas, tamancos e outros tipos de calçados à espera de donos – muitos deixaram ali seus pisantes e nunca voltam para pagar pelo conserto e retirá-los.
Jura contou que conserta uma média de 15 a 20 pares de sapatos por semana, principalmente saltos femininos, zíperes de bota e saltos de sapatos sociais masculinos. Além disso, ele também arruma bolsas e mochilas.
Torcedor de dois tricolores, “primeiro o Paulista e depois o São Paulo”, tem muitos amigos que param no balcão trazendo novidades ou querendo ouvir histórias.
Abaixo uma foto de Jura em 1985, de autoria de Mário Vassalo para o “Jornal da Cidade” e reproduzida pelo Facebook do Professor Maurício Ferreira/Sebo Jundiaí:
O endereço é Av. Dr. Odil Campos de Saes, 520, Vianelo.
One thought on “Jura chega aos 60 anos como sapateiro”
Bela homenagem! Um dos últimos!!