O dia que Maguila ‘quebrou tudo’ em Jundiaí
Por Jorge A. Oliveira – Luto no boxe: faleceu Maguila, um guerreiro que brilhou aos olhos do mundo todo e também marcou a história do esporte em Jundiaí.
O lendário ex-campeão dos pesos pesados, temido e respeitado, fez uma única luta aqui em Jundiaí, onde brilhou em 1997. Dá até para dizer que fez duas lutas: uma no ringue contra o o argentino Pedro LLaneza e outra fora com os juízes que impediram seu filho de lutar na rodada de julho no Ginásio de Esportes Dr. Nicolino de Luca, nosso glorioso Bolão.
A noite inesquecível para o boxe foi marcada por nocaute aplicado pelo brasileiro, então campeão sul-americano e 12º no ranking mundial, em cima de LLaneza. A vitória no quarto round não apenas manteve seu título, mas também consolidou sua posição como um dos principais nomes do boxe no mundo.
Um verdadeiro showman, Maguila lotou o Bolão, uma grande festa se viu. À época eu era repórter cinematográfico na TV Educativa, a TVE, e pude acompanhar de perto não só a luta e sim a agitação toda desde a sua chegada até a partida, com bastidores quentes.
Sua participação no programa “Lance Livre” da TVE, apresentado por Rivelino Teixeira, revelou sua personalidade intensa e carismática. O lado explosivo se viu na véspera, durante a pesagem dos pugilistas, quando o Maguila ficou transtornado ao saber que seu filho, Denílson Lima dos Santos, o Maguilinha, iniciante ma modalidade do pai, estava acima do peso e, portanto, fora de combate na abertura da noitada. O campeão, em fúria, deu uma porrada no árbitro.
Hoje, ao lembrarmos com saudade de Maguila, não podemos deixar de pensar na importância de Jundiaí como cenário esportivo e torcer para que volte a promover grandes eventos, como já demonstrou ser capaz.
Nas fotos acima, o Maguila após a vitória e na TV, com Rivelino, o empresário Zanella e o então secretário de Esportes Júlio Lamarca.
CARREIRA DE SUCESSO
José Adilson Rodrigues dos Santos, o Maguila, morreu nesta quinta-feira (24) em decorrência de demência pugilística, consequência das pancadas na cabeça que sofreu ao longo dos 17 anos de carreira, na qual conquistou títulos brasileiros, sul-americanos e o mundial da WBF; Tinhba 66 anos.
Maguila nasceu no dia 11 de julho de 1958, em Aracaju. Participou de 85 lutas, com 77 vitórias, sendo 61 por nocaute. Foram sete derrotas, como para os norte-americanos Evander Holyfield e George Foreman, e um empate técnico. Muito do sucesso foi graças a Luciano do Valle, que fazia de suas lutas um verdadeiro show televisivo.
