
O professor Napoleão Maia, um intelectual
Por Vivaldo José Breternitz
Em junho de 1959 o então deputado José Romeiro Pereira apresentou projeto de lei dando o nome de Professor Francisco Napoleão Maia ao Grupo Escolar da Vila Rami.
O projeto continha uma sucinta biografia de Napoleão Maia, trazendo alguns fatos interessantes: o professor era natural de Bragança Paulista, onde nasceu em 1859 (algumas fontes falam em 1860). Em 1885, logo depois de formado pela Escola Normal de São Paulo, foi nomeado para a escola rural do Bairro dos Passarinhos – o atual município de Vinhedo. Em 1889 foi diretor do então Grupo Escolar Coronel Siqueira de Moraes, em Jundiaí. Cursou Direito até o 3º ano, precisando deixar o curso por falta de recursos financeiros.
Além de professor, teve uma atuação importante na vida de nossa cidade, tendo sido um dos fundadores do Hospital São Vicente de Paula e da Conferência Vicentina Nossa Senhora do Desterro.
Era também músico, pianista e compositor, sendo o autor de diversos hinos escolares e sacros. À época em que era diretor do Grupo Escolar José Alvim, em Atibaia, regeu a Banda União da Mocidade.
Com sua primeira esposa, Deolinda, teve seis filhos, entre os quais a professora Maria José Maia de Toledo, que dá nome a uma escola de nossa cidade.
Viúvo, casou-se com uma irmã de Deolinda, Ana, com quem não teve filhos.
Lembramo-nos que, na virada dos anos 1950/60, os alunos do Siqueira usavam como uniforme uma calça ou saia azul marinho e uma camisa branca, onde eram bordadas também em azul marinho as letras “FNM” – isso era motivo de brincadeira entre as crianças, que faziam piada com a expressão “fenemê”, que fazia referência aos caminhões FNM que eram os maiores fabricados então no Brasil.
O Prof. Maia faleceu em nossa cidade em 10 de maio de 1949. Até o fim de sua vida esteve ativo fisicamente, cuidando de suas flores, e intelectualmente, lendo muito, inclusive em inglês e latim e, curiosamente, conversando em alemão com seu leiteiro…
A foto que ilustra este post foi obtida graças aos esforços das professoras Érica Cristina Rodrigues da Silva e Kátia Aparecida da Silva (respectivamente vice-diretora e coordenadora da atual EE Prof. Francisco Napoleão Maia) além de Vanisa Franciscato, assessora da Diretoria de Ensino da Região de Jundiaí.