Jundiaqui
Jundiaqui

Christiano Basile levantou a bola da economia solidária e da cidadania

Jundiaqui
3 de junho de 2020
 

Ele deixa um legado de empreendedorismo e de colaboração com pessoas de baixa renda e pouca escolaridade

Christiano Ferreira dos Santos Basile, morto aos 45 anos em um acidente com moto na rodovia Vereador Geraldo Dias, no último dia 28 de maio, marcou sua trajetória por conta de programas de economia solidária e de incentivo à cidadania. Recebeu honraria de Jundiaí por conta do "Buscapé Futebol Arte", projeto de futebol voltado a fomentar identidade coletiva e vínculos comunitários.

Foi membro do grupo de estudos Trabalho e Renda, na renomada Rede Nossa São Paulo da sociedade civil da capital, ajudou a criar o selo social S2,  colaborou na Whirlpool Relações Institucionais e na assessoria de empreendedorismo das prefeituras de Ribeirão Preto e São Carlos. Foi atuante na reflexão nesse campo da economia solidária nos debates do Plano Diretor Participativo em Jundiaí. No Instituto Consulado da Mulher ajudou a dar assessoria para que milhares de mulheres conseguissem gerar renda para suas famílias.

Christiano recebeu por indicação da então vereadora Marilena Negro (PT) o  Diploma "Capitão Nivaldo Bonassi" de Incentivo ao Esporte Jundiaiense, em 2015, graças ao "Buscapé", projeto desenvolvido nas regiões da Vila Marlene, Engordadouro e Tulipas, proporcionando socialização de jovens carentes apaixonados pelo futebol.

Nascido aqui em 1975, morou com a família por um ano em Manaus, no Amazonas, onde o pai morreu em acidente de barco. Voltou para cá ainda criança e estou no Sesi da Ponte São João, Divino Salvador e Instituto de Educação (rebatizado Escola Estadual Bispo Dom Gabriel), antes de fazer engenharia na Federal de São Carlos, onde se formou e ajudou na implantação da incubadora de cooperativas populares. Era expert em produção de mudas para reflorestamento e hortaliças orgânicas.

Desenvolvimento de pequenas empresas autogestionários o colocou em evidencia em diferentes cidades. Aqui, era atulamente empreendedor com  a sua Tefabene Integral & Artesanal, um mix de padaria, lanchonete e pizzaria. Formou uma bela família com Mauê Andriani. Deixa quatro filhos.



 

 
Jundiaqui
Você vai
gostar de

La Fontaine festeja a união das famílias

Encontro aproxima ainda mais crianças e pais, promove integração entre diferentes turmas e acolhe quem está chegando

Suicídio e morte são temas que Jundiaí quer falar

São dois encontros, um dia 13 no Polytheama e outro dia 25 no Paineiras

Anoiteceu! Então, veja do alto a Jundiaí de hoje…

Fotos: Cléber de Almeida, Dane Dalastra, Vera Gonçalves e Rodrigo Palladino

Leonardo continua vivo

Por José Renato Nalini
Jundiaqui
Artigos assinados não representam a opinião do site. Esse conteúdo é de responsabilidade exclusiva de seu autor.