Jundiaqui
Jundiaqui

50 anos Rotary Leste: fazendo a diferença

Jundiaqui
15 de junho de 2018
Por Guaraci Alvarenga

O livro sobre minha mesa me emociona. Contemplo cada semblante com admiração singular. O que o passado tem de bom e que o futuro talvez não tenha é a vantagem de ser intocável. É o Jubileu de Ouro do Rotary Club de Jundiaí Leste.

Suas páginas retratam as figuras de grandes homens e mulheres que dedicaram suas vidas e tempo em beneficio de gente para a qual a vida foi menos generosa.

Criado na cidade de Chicago, nos EUA, no ano de 1905, o Rotary Club é a mais antiga organização internacional de clubes de serviço, se espalhando pelo mundo todo. E foi com este espírito solidário que Alfredo Paoletti iniciou a trajetória, das mais belas, deste longevo e agora dourado Jundiaí Leste.

Ao folhear as páginas do livro de 50 anos, relembro a tremenda força e dedicação que os rotarianos somaram para construir uma das mais exemplares entidades de nossa cidade, o Instituto Jundiaiense da Visão Luiz Braille.

O pedido da professora Francisca Lara Camargo, de Marino Mazzei e Rafaelle Ranalli encontrou o caminho dos corações de Antonio Finati Pacheco, Giovanni Dodi, Paulo Mongelli, Hissashi Torigoi... O sonho de uma nova sede se tornou realidade.

E não se parou por aí. Na presidência de Jose Carlos Lima, então governador do Distrito, vieram os primeiros consultórios do Ambulatório Oftalmológico. Hoje a missão Braille atende cerca de 5.500 pacientes, 300 cirurgias e 150 pessoas em Reabilitação Visual, tudo isso, por mês.

Não falta boa vontade e o ideal de bem servir ao prestar serviços voluntários às comunidades onde atuam profissionalmente, ajudando a promover a ética nos negócios e desenvolvendo projetos em diversas áreas, como saúde e educação.

Desde que foi criado, este Rotary segue os princípios básicos, desenvolvidos para que se atinja seu ideal de prestação de serviços e altos padrões de ética.

Olha os associados honorários: o membro fundador Flavio Buzanelli, as damas Luiza Soares e Silva e Maria José Vasconcellos Mongelli e o médico Valério Delamanha. Outra figura de destaque: Raul Mathion, o primeiro a ocupar o cargo de Governador do Distrito.

Contemplo cada fotografia. Vejo personagens que enriquecem não só o seu quadro associativo, mas que marcaram iluminada presença na sociedade jundiaiense: Tobias Muzaiel, Oswaldo Liberato, Edson Maltoni, Izauro Pena, Odair Bandeira, Antonio de Barros Leite Jr, a querida Toyomi Kamura. Lanço um amigo olhar ao decano Antonio Carlos Bizarro e ao grande Edgar de Jesus. Meio século de existência!

A vida do Jundiaí Leste é intensa e quem tem o privilégio desta convivência, faz a diferença na vida de nossa cidade.

Quero agradecer ao Claudio Garcia Gomes, amigo de todas as horas, e dedicar a coluna de hoje a esse Jundiaí Leste admirável, que em tempos tão tristes, indica um caminho a seguir na prestação de serviços comunitários.

Guaraci Alvarenga é advogado

Leia também:

Rotary Club de Jundiaí Leste festeja 50 anos com novo presidente

Rotary Club Leste ajuda a manter Instituto Luiz Braille

 
Jundiaqui
Você vai
gostar de

Festa da Uva em 430 fotos: alegria que contagia pelo olhar

JundiAqui traz um álbum da festa com centenas de pessoas que estão curtindo nossa tradição com muita animação

Halloween no Koh Samui: de arrepiar

Pessoal caprichou na maquiagem e na fantasia, em festa cheia de amigos

SP começa a vacinar 900 mil com 3ª dose no dia 6 de setembro

São pessoas com mais de 60 anos que receberam a segunda dose de qualquer vacina há 6 meses ou mais

Atualizado: a agenda dos blocos do Carnaval 2020 em Jundiaí

Folia abre com o Chupa que é de Uva dia 14 e fecha em 1º de março
Jundiaqui
Artigos assinados não representam a opinião do site. Esse conteúdo é de responsabilidade exclusiva de seu autor.