Jundiaqui
Jundiaqui

Prefeito diz que aula de italiano para 1.000 é só o começo

Jundiaqui
22 de maio de 2019
Il sindaco dice che lezione di italiano per 1.000 è solo l'inizio

Luiz Fernando Machado anunciou que Jundiaí estreitará cada vez mais seus laços com a Itália e garantiu que o foco é especialmente na educação e voltado para a economia, pensando no futuro do mercado de trabalho dos jundiaienses em empresas da Itália instaladas aqui ou fora.

A novidade é que a partir deste segundo semestre de 2019, cerca de mil crianças de 19 escolas municipais vão ter aulas de língua e cultura italianas. "E não se trata de saudosismo, mas visão de futuro. Nossas crianças já aprendem o português e o inglês e agora muitos terão mais um idioma no currículo, o quarto mais falado do mundo".

O programa é fruto de parceria entre a Prefeitura de Jundiaí e o Consulado Italiano, que trouxe à cidade para assinar o acordo o cônsul-geral Fillipo La Rosa.

A gestora de Educação, Vasti Ferrari Marques, comemora que foram 140 os que se inscreveram voluntariamente para o projeto-piloto. Destes, 40 foram sorteados, sendo 38 professoras e dois professores, que estão em treinamento fora de seu horário de aula e sem remuneração extra. "Vieram pelo desejo de conhecimento, de ampliar seus horizontes e dos alunos", diz Vasti.

Maria Eugênia Savietto (foto acima) é quem prepara os professores, contratada pelo Consulado. Ela, que dá aula em Jarinu, cidade na qual 100% dos alunos aprendem o idioma há anos já, lembra que aqui o italiano será inserido em diferentes situações de aula, como em geografia, história etc. "É uma sementinha que estamos plantando", acredita.

Esse começo é para alunos do 1º ao 5º anos, com idades entre 6 e 10 anos, em escolas tanto do Centro, como de bairros rurais, entre elas a Duílio Mazziero, ma Roseira, onde o italiano começou a ser ensinado mas acabou deixado de lado anos atrás.

Tânia Gurgel, diretora do departamento de Formação, lembra que o italiano tem forte ligação histórica com a cidade, por nossas raízes e pensa igual ao prefeito, que o projeto para mil crianças é só o começo.



 
Jundiaqui
Você vai
gostar de

Grendacc: a ver návios

Verci Bútalo

Jundiaiense Rodrigo Koxa é dono da maior onda do surf mundial

Surfista teve confirmado neste domingo que feito de 2017 é o novo recorde, com 24,38 metros de altura

Jundiaienses festejam vitória de Bolsonaro na 9 de Julho

Multidão em verde e amarelo tomou a avenida na comemoração pelo novo presidente do Brasil

30 propostas concorrem para indicar futuro do Vale do Rio Jundiaí

Concurso de ideias que dá prêmio em dinheiro vai divulgar ganhador em 5 de agosto
Jundiaqui
Artigos assinados não representam a opinião do site. Esse conteúdo é de responsabilidade exclusiva de seu autor.