LOADING...

Jundiaqui

 Há 70 anos Jundiaí ajudava a eleger Getúlio, que fez campanha aqui
21 de janeiro de 2020

Há 70 anos Jundiaí ajudava a eleger Getúlio, que fez campanha aqui

Então candidato a presidente esteve na cidade ao lado de Ademar de Barros

As fotos são do Acervo Prof. Maurício Ferreira/Sebo Jundiaí e mostram o então candidato a presidente da República Getúlio Vargas em visita a nossa cidade em 1950. Acima o registro em sua chegada à Estação Ferroviária e, mais abaixo, em passeio com carro aberto pela rua do Rosário.

Getúlio Dornelles Vargas, advogado e militar, liderou a Revolução de 1930, que pôs fim à República Velha, depondo seu 13º e último presidente, Washington Luís, e impedindo a posse do eleito Júlio Prestes. O gaúcho governou pela primeira vez entre 1934 e 1945. E Jundiaí o ajudou na vitória que lhe recolou no comando do Brasil a partir de 1951 e até o suicídio de 1954.

A estratégia de Vargas foi perfeita em 1950 e deu-lhe grande vantagem sobre seus adversários. Primeiramente, Vargas procurou apoio de pessoas importantes e que lhe garantiriam uma grande quantidade de votos, como demonstrou sua aliança com Ademar de Barros, político populista muito forte em São Paulo – que esteve aqui junto na cidade.

Na campanha, defendeu uma política de bem-estar social, com a ampliação dos benefícios para os trabalhadores, e defendeu a priorização da industrialização para promover o desenvolvimento econômico do Brasil. Vargas também soube moldar seu discurso para cada local do país em que passava e dizia aquilo que as pessoas queriam ouvir.

Prev Post

Gamor e Raça Tricolor entre…

Next Post

Peça com jundiaiense traça paralelo…

post-bars

Leave a Comment