Jundiaqui
Jundiaqui

CATEDRAL NOSSA SENHORA DO DESTERRO

Jundiaqui
21 de dezembro de 2020
A voz do povo, que a elegeu uma das 7 Maravilhas de Jundiaí, foi a voz de Deus

Nossa história está intimamente ligada à da Igreja central, uma união que vem desde a chegada dos primeiros colonizadores a partir de meados de XVII, que logo ergueram uma capelinha. Séculos depois, a Catedral é uma majestosa senhora de incontáveis atrativos entre as 7 Maravilhas de Jundiaí - isso porque a voz do povo, que a elegeu, foi a voz de Deus.

São várias obras ao longo do tempo até a construção da Matriz que passou a Catedral em 1966 e que teve sua última grande reforma concluída em 2000.
Já em 1655 e após quatro anos de obras, foi inaugurada a igreja em taipa de pilão no estilo barroco português e dedicada à Nossa Senhora do Desterro.

Em 1886 e 1891 passou por grandes reformas, em projeto mais imponente, de arquitetura neo-gótica que ainda hoje a caracteriza, apontada ao alto dos céus. Depois ganhou internamente as abóbadas - com ampliações laterais -, conjuntos de vitrais - há inclusive desenho de cachos de uva, algo bem significante para a nossa cidade - e afrescos nas paredes. A chegada de inúmeras famílias italianas só veio reforçar a identidade católica de Jundiaí.

A Catedral revela ainda pinturas, esculturas e outros tantos itens de arte sacra reunidos durante os séculos. Toques europeus de grandeza e delicadeza.

Vieram outras modificações e até ampliação com a Cripta, uma capela subterrânea, onde hoje estão os túmulos com restos mortais dos bispos dom Gabriel Paulino Bueno Couto, dom Roberto Pinarello Almeida e dom Amaury Castanho. Já o bispo Dom Gil Antonio Moreira gosta de dizer que "nossa cidade nasceu sobre uma colina ao redor de uma igreja". O atual bispo é Dom Vicente Costa. Dom Gabriel, o primeiro, está em processo de beatificação no Vaticano.

LE CAVAILLE COOL

É o órgão de tubos do final do século 18 e importado da França que ainda hoje encanta quem ouve seu som na Catedral.

EM NOME DE DEUS E DOS HOMENS

Certamente eram devotos católicos os primeiros que chegaram aqui, mas também conhecedores das leis. Porque ao erguerem uma capela religiosa, estavam automaticamente assegurando a transformação de simples povoado em Freguesia, condição preliminar para se tornar Vila, com autonomia política e administrativa.

DESTERRADOS

"Madona degli Emigrati", como é chamada no italiano, Nossa Senhora do Desterro é padroeira dos que foram obrigados a deixar sua terra natal. Não te lembra a saga de Rafael de Oliveira e Patronilha Antunes?



MISSA EM TEMPOS DE COVID-19:



SECRETARIA E LOJINHA:



Endereço: Praça Governador Pedro de Toledo, s/n – Centro
Telefone: (11) 4586-0248 / 4521-2851
E-mail: desterro@terra.com.br
Site: www.catedral.dj.org.br.

UM CLICK HISTÓRICO

Uma fotografia de 1827 é considerada a primeira de Jundiaí, registro feito pelo inglês William John Burchell e, advinhe, em destaque se vê a igreja.



 
Jundiaqui
Você vai
gostar de

Comida de boteco – Particularidades

Pelo chef Manuel Alves Filho

Ator entra no obituário do “The New York Times”, que cita Beto Brant

Jundiaiense foi diretor desse que é visto no mundo todo como um dos maiores artistas brasileiros

Livro retrata 25 anos de história e folia do Refogado do Sandi

“Infinita É Tua Beleza” foi escrito pelo jornalista e folião do bloco Edu Cerioni e traz 216 páginas com histórias e mais de oitocenta [ ... ]

SP começa a vacinar os que têm de 80 a 84 anos em 1º de março

Jundiaí ainda não abriu agendamento para esse público, mas notícia é animadora para muita gente
Jundiaqui
Artigos assinados não representam a opinião do site. Esse conteúdo é de responsabilidade exclusiva de seu autor.