LOADING...

Jundiaqui

 Retrato de 1827 é 1º da história de Jundiaí e mostra uma das nossas “Maravilhas”
29 de setembro de 2020

Retrato de 1827 é 1º da história de Jundiaí e mostra uma das nossas “Maravilhas”

A Igreja que se tornaria nossa Catedral aparece em desenho do inglês William John Burchell

A imagem acima de 1827 é histórica para nossa cidade. É considerada a primeira de todas que se tem registro. Foi feita pelo inglês William John Burchell (1781-1863).

Ele chegou em 1825 ao Brasil, na comitiva do embaixador da Inglaterra sir Charles Stuart, mas seu diário de viagem acabou perdido, por isso são conhecidos apenas alguns detalhes de suas andanças, pelas poucas cartas preservadas e pelas obras em si. Uma delas é a da Vila de Jundiahy, já com a Igreja.

Acredita-se que ele ficou cerca de seis meses na então Província de São Paulo, realizando obras com precisão quase fotográfica.

Segundo atas da Câmara Municipal, a Matriz recebeu verbas para reformas a partir de 1834.

A hoje Catedral Nossa Senhora do Desterro aparece na disputa das “7 Maravilhas de Jundiaí”, realização do JundiAqui com apoio da ACE – Associação Comercial e Empresarial. E são grandes as chances de ser eleita, afinal figura tranquilamente em terceiro lugar na votação, atrás somente de Teatro Polytheama e Mata Ciliar. A Serra do Japi já está eleita e espera por outras seis “companheiras” em outubro.

Estão concorrendo ainda Avenida 9 de Julho, Baile do Havaí do Clube Jundiaiense, Coxinha de Queijo, Festa Italiana, Parque da Cidade, Paulista Futebol Clube, Ponte Torta, Refogado do Sandi, Rio Jundiaí, Romarias, Sesc, Solar do Barão, Uva (e sua Festa) e Zé Carioca.

Clique aqui e vote

 

 

Prev Post

Solange Cavalheiro sempre subiu no…

Next Post

Aumentam reclamações de usuários de…

post-bars

Leave a Comment